Manaus, 18 de maio de 2024
×
Manaus, 18 de maio de 2024

Cenário

Em Manaus, Rodrigo Maia defende menos regalias para servidor público

Em Manaus, Rodrigo Maia defende menos regalias para servidor público

O pré-candidato à Presidência da República e atual presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), chegou a Manaus, na manhã desta sexta-feira, 11, e participou de debate sobre perspectivas da economia brasileira na Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam).

Maia frisou, em seu discurso, que o Brasil precisa passar por uma reorganização, um recomeço em todas as áreas prioritárias de um governo e, para isso, ele defende menos regalias para o servidor público. Ele afirmou que todo um ciclo precisa ser reorganizado, chamando atenção para os salários dos servidores públicos em comparação aos do setor privado.

Rodrigo Maia em entrevista na Fieam (Heuder Arruda/Amazonas1)

“Precisamos reiniciar o Estado Brasileiro, se não daqui a pouco teremos que escolher se investimos em Educação e não investiremos em Saúde, ou se investimos em saúde e não em educação. Não podemos, por exemplo, ter o governo federal pagando um salário 67% maior em relação ao setor privado, é preciso um sistema previdenciário igual, regras claras e segurança jurídica”,  destacou o pré-candidato.

Para o deputado, só será possível reduzir despesas e projetar redução de carga tributária quando houver uma simplificação da estrutura burocrática do país e assim investir mais no setor privado buscando o desenvolvimento e crescimento do Brasil.

Crédito em bancos

O presidenciável também falou sobre sua proposta de redução de juros para o consumidor, o que chamou de ‘Cadastro Positivo’. Ele explicou que, possibilitar o brasileiro de ter uma cesso mais facilitado ao crédito pode melhorar a economia do país.

“Temos que oferecer um acesso ao crédito para aquele brasileiro que não tem patrimônio, porque aquele que já tem não precisa, é o que chamo de cadastro positivo ao brasileiro simples, que paga suas contas em dias, que é desconhecido”, disse Maia.

Outro assunto abordado por ele foi a Segurança Pública, em sua fala, ele destacou projeto que pretende criar regras mais duras para as facções criminosas e separar os crimes relacionados às facções de outros crimes. O parlamentar propôs uma Educação com a universalização de vagas em creches e implantação de um Ensino Médio integrado com o setor privado. “Esse ensino médio dever ser realmente integrado com o setor privado, com as empresas, como temos o modelo da Alemanha”, pontuou.

Zona Franca

O presidenciável falou ainda sobre o Polo Industrial de Manaus (PIM), elogiou o modelo econômico e afirmou sempre defender todas as pautas relacionas à Zona Franca. Comentou sobre o licenciamento ambiental, afirmando que é um dos assuntos difíceis a se enfrentar, mas que é preciso preservar o meio ambiente e ao mesmo tempo gerar o desenvolvimento econômico.

Rodrigo finalizou o seu discurso enfatizando a ideia de tirar regalias do setor público. “Precisamos servir menos as corporações públicas e mais a população, o cidadão”.