Manaus, 9 de maio de 2024
×
Manaus, 9 de maio de 2024

Brasil

Em meio a surto de H3N2, Butantan começa a produzir vacina contra nova cepa da gripe

Vacina contra gripe vai combater cepas H1N1, H3N2 e cepa B da influenza, que já tem aumento intenso de casos em todo o Brasil

Em meio a surto de H3N2, Butantan começa a produzir vacina contra nova cepa da gripe

Foto: Divulgação

SÃO PAULO, SP – O Instituto Butantan está produzindo uma nova vacina contra a gripe, que deve combater o vírus H3N2 da influenza, responsável pelo aumento dos casos de gripe em todo o país. A nova vacina, que deve ser distribuída para o Sistema Único de Saúde (SUS) já em 2022, já deve conter a cepa e o subtipo Darwin.

A nova vacina será trivalente, isto é, composta pelos vírus H1N1, H3N2, subtipo Darwin, e a cepa B. Em nota, o instituto informou que o imunizante vai combater o surto da influenza e conter o espalhamento do vírus. O Butantan já produz cerca de 80 milhões de doses da vacina contra a gripe, mas como a doença é sazonal, o imunizante é atualizado todos os anos, com base em relatórios da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Leia mais: Em meio a surto, Brasil tem 12 milhões de vacinas contra gripe paradas

Nova versão

Na nova vacina, a única cepa que ainda vai ficar presente é a da H1N1. Os ingredientes farmacêuticos ativos (IFAs) da vacina são produzidos em uma fábrica própria, que separa os ingredientes das três cepas. Depois, eles são misturados em uma fábrica de formulação e envase. As variantes são importadas da Europa.

“Já produzimos 100% do IFA do H1N1 em setembro. Estamos em vias de terminar o IFA da cepa B e em janeiro começamos a produzir o IFA do H3N2. Na primeira quinzena de fevereiro está previsto o início das formulações e do envase”, informou o diretor de produção do Instituto Butantan, Ricardo Oliveira.

O Instituto ainda informou que uma versão tetravalente do imunizante está em produção. A nova vacina contra a gripe contém duas cepas de vírus A e duas cepas de vírus B, e deve substituir a versão trivalente em um futuro próximo.

(*) Com informações da CNN Brasil.

Acompanhe em tempo real por meio das nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter.