Manaus, 2 de maio de 2024
×
Manaus, 2 de maio de 2024

Cenário

Em nota, ex-vereador Tabosa afirma não ter envolvimento com crimes

A defesa confirmou que Ronaldo Tabosa está sob custódia; segundo a PF, o ex-parlamentar liderava uma organização criminosa.

Em nota, ex-vereador Tabosa afirma não ter envolvimento com crimes

(Foto: Divulgação/PF e Divulgação/CMM)

Manaus (AM) – Após o ex-vereador Ronaldo Tabosa ter sido preso na manhã desta quarta-feira (4) devido à investigação “Tesouro Oculto”, que alega suposta lavagem de dinheiro, sonegação fiscal e organização criminosa, a defesa de Tabosa confirmou que o seu “cliente afirma não ter qualquer participação” com os crimes que estão sendo citados.

Em coletiva de imprensa nesta manhã, o delegado de Repressão a Crimes Fazendários, Pablo Michel, disse que o chefe da organização criminosa é um ex-parlamentar, porém não confirmou o nome de Tabosa, devido às investigações estarem em sigilo.

Contudo, em nota enviada à imprensa, a equipe jurídica do suspeito confirmou que o ex-vereador e ex-apresentador Ronaldo Tabosa está sob custódia.

A equipe do Portal AM1 chegou a contatar o advogado de Tabosa, às 13h48, o qual atendeu a ligação e disse que no momento estava em depoimento, ao ser questionado se ele estava na sede da Polícia Federal, o advogado chegou a confirmar, mas em seguida desligou a ligação.

Na nota consta que a defesa “não tomou conhecimento do processo que gerou a custódia, nem dos elementos de prova que estão nos autos”mas “que confia na Justiça do Amazonas, na medida em que o seu cliente afirma que não tem qualquer participação em esquemas ilícitos, e muito menos com organização criminosa”.

A prisão

A Polícia Federal confirmou que a organização criminosa, supostamente liderada por Tabosa, criou empresas de maneira fraudulenta com uso de “laranjas” — sem que essas pessoas soubessem e de “testas de ferro” – que sabiam exatamente que se tratavam de esquemas ilegais.

“Trata-se de uma organização criminosa que atua há décadas aqui no nosso estado e que causou prejuízo estimado na ordem de R$ 90 milhões. Um grupo criminoso que tem um modus operandi complexo de investigar. Conseguimos identificar esse grupo que tem como líder um ex-parlamentar e basicamente toda sua família na empreitada criminosa”, disse o delegado Pablo Michel.

A operação segue em andamento.

Veja a nota divulgada ao Portal AM1:

LEIA MAIS:

Ex-vereador liderava grupo criminoso que sonegou R$ 90 milhões

Ronaldo Tabosa tem contas desaprovadas pelo TRE-AM

Cinco vereadores foram cassados nos últimos 20 anos em Manaus