Manaus, 29 de março de 2024
×
Manaus, 29 de março de 2024

Cenário

Em nota, Sindicato dos Jornalistas repudia ataque de David ao Portal Amazonas1

Prefeito dirigiu ofensas à direção do Amazonas1 em coletiva de imprensa, na última quinta-feira, além da falsa acusação de extorsão

Em nota, Sindicato dos Jornalistas repudia ataque de David ao Portal Amazonas1

Foto: Reprodução / AM1

MANAUS, AM – O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Amazonas (SJP-AM) emitiu nota a favor do Portal Amazonas1, que na semana passada foi atacado pelo prefeito David Almeida (Avante) pela falsa acusação de extorsão. A declaração foi dada em nota divulgada pela direção do sindicato nesta quarta-feira (13).

David fez a acusação durante entrevista coletiva na última quinta-feira (7), à jornalista Gabriela Alves, desta casa. Segundo o sindicato, a acusação foi direcionada diretamente ao portal, e reforçou que a direção do veículo de comunicação tem o “total direito para recorrer judicialmente”.

“Você está sendo usada. A sua chefe quer extorquir a prefeitura, e eu não vou servir à extorsão deles. O chefe do seu blog quer extorquir o povo de Manaus […]. Eles querem tirar R$ 160 mil por mês da prefeitura. Isso é roubo.”, disse o gestor, visivelmente irritado, na ocasião.

Leia mais: Abraji repercute ataque de David Almeida à jornalista do Amazonas 1

No entanto, o sindicato disse não ter havido intimidação ao trabalho da jornalista no exercício da profissão, “tendo a mesma o direito como profissional de realizar a pergunta ao entrevistado”.

“Em contrapartida, nota-se uma breve resposta do prefeito quando afirma que o caso, o qual motivou a pergunta da jornalista, está sob investigação do Ministério Público”, diz a nota do sindicato. Durante a entrevista, o prefeito não respondeu satisfatoriamente aos questionamentos da repórter.

Entenda o caso

Durante coletiva de imprensa na quinta-feira, em evento na Zona Oeste de Manaus, a jornalista Gabriela Alves questionou David Almeida sobre as investigações sobre o caso do residencial Cidadão Manauara 2, onde tias e uma prima da filha do prefeito, Fernanda Aryel Almeida, além de servidores comissionados da Prefeitura de Manaus, foram contempladas com apartamentos destinados originalmente a pessoas de baixa renda. O caso ganhou repercussão na imprensa nacional.

David se limitou a dizer que a concessão irregular estava sendo investigada pelo Ministério Público, mas ao ser questionado novamente pela repórter, o prefeito se alterou e passou a dirigir ataques ao Portal Amazonas1, constrangendo publicamente a jornalista.

O caso ganhou repercussão, e parlamentares repudiaram a atitude do prefeito. O deputado federal José Ricardo (PT), por exemplo, comparou a atitude do prefeito à do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), de atacar jornalistas ou veículos de imprensa no exercício da profissão. A jornalista também recebeu apoio da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo.

Acompanhe em tempo real por meio das nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter.