Manaus, 28 de abril de 2024
×
Manaus, 28 de abril de 2024

Cenário

Abraji repercute ataque de David Almeida à jornalista do Amazonas 1

O prefeito chegou a dizer que a repórter estava sendo 'usada' pelo proprietário do portal e que o mesmo queria extorquir a prefeitura

Abraji repercute ataque de David Almeida à jornalista do Amazonas 1

Foto: reprodução Facebook / AM1

MANAUS, AM – A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) divulgou matéria, nesta sexta-feira (8), sobre o prefeito David Almeida (Avante) ter reagido com hostilidade ao ser questionado pela repórter Gabriela Alves, do Portal Amazonas 1, em relação às suspeitas de irregularidades na distribuição dos apartamentos do Residencial Manauara 2, no Santa Etelvina, zona Norte de Manaus.

A publicação narra o episódio ocorrido nessa quinta-feira (7) em coletiva de imprensa, em que o prefeito se recusou a falar sobre o assunto e, após insistência da jornalista, fez acusações sem procedência ao veículo de comunicação.

“Você está sendo usada. A sua chefe quer extorquir a prefeitura, e eu não vou servir à extorsão deles. O chefe do seu blog quer extorquir o povo de Manaus […]. Eles querem tirar R$ 160 mil por mês da prefeitura. Isso é roubo.”, disse o gestor visivelmente irritado.

Leia mais: Descontrole: sem provas, David Almeida acusa Portal Amazonas1 de extorsão

O “excesso” de David se deu por conta de ter o nome da família mencionado no suposto esquema de facilitação na aquisição dos imóveis, que está sendo investigado pelo Ministério Público Federal (MPF). Na lista de contemplados estão tias e prima da própria filha do prefeito, a estudante Fernanda Aryel, além de funcionários da Prefeitura de Manaus e empresários.

A reportagem da Abraji reforça que se comprovada a irregularidade, o ato descumpre os requisitos do programa habitacional, que prevê a distribuição somente a pessoas de baixa renda. O residencial construído com verba federal foi entregue em agosto deste ano, com a presença do presidente Jair Messias Bolsonaro (sem partido).

Na ocasião, o AM1 mostrou que Suellen Fernandes Rodrigues, Surreila Fernandes Rodrigues e Dayane Sabrina Rodrigues de Oliveira, apontadas como tias e prima de Fernanda, respectivamente, “ganharam” um apartamento no residencial. Elas ocupavam cargos comissionados na prefeitura e foram exoneradas após a denúncia.

Leia mais: Tias e prima da filha de David ‘ganham’ emprego e apartamento da prefeitura

Em outro trecho da matéria, a entidade brasileira também cita que a Caixa Econômica Federal esclareceu que o processo de cadastro, indicação e seleção dos beneficiários é atribuição do ente público, que tem o dever de observar os critérios estabelecidos pelo programa federal.

Na época da denúncia, a Caixa chegou a desmentir, por meio de nota enviada ao AM1, o prefeito David Almeida sobre o período do recebimento da lista de contemplados no projeto habitacional. Segundo a prefeitura, a seleção foi feita em 2020, mas a instituição financeira afirmou que só recebeu a lista final dos comtemplados em julho deste ano.

Leia mais: Caixa desmente David e diz que só recebeu lista do Residencial Manauara em julho

Desrespeito

Em entrevista à Abraji, a repórter Gabriela Alves disse ter se sentido desrespeitada em meio aos seus colegas de imprensa. “Eu não esperava que ele fosse responder, mas esperava ter o direito de fazer minhas perguntas. Tive a sensação de que estava sendo intimidada, além de revolta por não ter conseguido fazer o mínimo do meu trabalho”, afirmou Alves.

Também ouvido pela reportagem, o empresário e proprietário do veículo, Rudson Peixoto, negou a acusação de o portal querer receber a quantia de R$ 160 mil. Ele lamentou o ataque do prefeito ao site de notícias.

“Nunca fez [Amazonas1] proposta ou iniciou qualquer negociação dessa monta com a prefeitura. É lamentável a postura do prefeito que age dessa forma todas as vezes que os jornalistas fazem perguntas que lhe incomodam, porque buscam mostrar os fatos para a população”, afirmou.

A Abraji informou, ainda, que entrou em contato com a assessoria de comunicação da Prefeitura de Manaus, para esclarecer as acusações proferidas por David Almeida, mas não houve retorno.

Acompanhe em tempo real por meio das nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter.