Manaus, 5 de maio de 2024
×
Manaus, 5 de maio de 2024

Cenário

Em pré-campanha, bolsonaristas Alberto Neto e Delegado Pablo se calam sobre novo decreto do IPI

Os parlamentares publicaram diversas fotos e vídeos pelo interior do Amazonas, mas não comentaram a medida que afeta a ZFM

Em pré-campanha, bolsonaristas Alberto Neto e Delegado Pablo se calam sobre novo decreto do IPI

Manaus – Os deputados federais e bolsonaristas Alberto Neto (PL) e Delegado Pablo (UB) silenciaram sobre o novo decreto federal que atinge o setor de concentrados da Zona Franca de Manaus (ZFM). Em período de pré-campanha, os parlamentares publicaram diversas fotos e vídeos, nesta sexta-feira (29), pelo interior do Amazonas, mas não comentaram a medida que afeta a ZFM. Até o momento da publicação desta matéria, nenhuma palavra sobre o principal assunto político desta sexta-feira (29).

O novo decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) e pelo ministro da Economia Paulo Guedes zera a alíquota do Imposto Sobre o Produtos Industrializados (IPI) do setor de concentrados para outros estados e tira de Manaus o crédito presumido do IPI, equivalente a líquota do imposto, tornando menos interessante as empresas se instalarem na região.

Leia mais: Bolsonaro zera IPI dos concentrados e Wilson Lima anuncia nova ação na Justiça

Sem falar sobre a medida, Alberto Neto publicou imagens sobre sua visita aos municípios de Apuí e Manacapuru, onde discursou para a população, prestou contas do mandato e se encontrou com outros políticos. Já o Delegado Pablo publicou imagens de um evento na capital e da sua visita ao município de Tefé.

Os mesmos parlamentares foram os únicos ausentes da reunião realizada pela bancada amazonense – e que não se pronunciaram -, no último dia 20, para debater sobre outro decreto federal que corta a alíquota do IPI e afeta outros setores da ZFM.

A reportagem solicitou o pronunciamento dos parlamentares por meio de ligações e em mensagens às assessorias, mas até o momento da punlicação da matéria, não obteve resposta.