Manaus, 11 de maio de 2024
×
Manaus, 11 de maio de 2024

Cidades

Em uma semana, foram registrados mais de 20 mil novos casos de covid no AM

Apesar dos casos terem aumentado 1.007% nos últimos dias, foram registradas apenas 10 mortes pela doença no Amazonas

Em uma semana, foram registrados mais de 20 mil novos casos de covid no AM

Teste de covid (Foto: Bruno Zanardo/ Secom)

Manaus, AM – Os casos de covid-19 no Amazonas dispararam nos últimos dias. Em uma semana, foram registrados 20.211 novos casos, que aumentam a cada dia. Comparando com os registros de dezembro de 2021, a transmissão do novo coronavírus triplicou no Estado e tem levado a população em busca de atendimento nas unidades de saúde.

Os dados da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) mostraram um aumento na transmissão da doença. O órgão, que é responsável por informar o número de casos no Amazonas, apontou que a média móvel de casos aumentou 1.007% nos últimos dias.

Nesse período, o maior registro de casos foi nesta terça-feira (18), com 4.975 diagnósticos. O menor aconteceu no dia 12 de janeiro, quando o Amazonas registrou 1.659 novos casos da doença. Nesse mesmo período em dezembro de 2021, o Amazonas teve ao todo mais de mil casos registrados em uma semana.

Leia mais: Visitas em hospitais são suspensas após aumento de casos de covid no Amazonas

Apesar de ser um número menor, o Amazonas já apresentava aumento na média móvel de casos, mas o número não chegava a ser tão expressivo como nos primeiros dias de janeiro.

Em Manaus, os casos de covid-19 aumentaram 2.493% em janeiro. Em apenas uma semana, a capital amazonense registrou 14.009 novos casos da doença. O resultado disso foram Unidades Básicas de Saúde lotadas em busca de atendimento para a realização do teste.

Amazonas tem mais 32 novos casos e 1 óbito por covid-19
Foto: Agência Brasil

Em uma semana, o Amazonas registrou apenas 10 mortes por covid-19. A explosão de casos deu aos amazonenses outra lembrança em mais um mês de janeiro vivendo a pandemia. Se em 2021 as pessoas eram infectadas e não conseguiam leitos nos hospitais, além do número de mortes ser alto e Manaus virar manchete internacional devido a crise de oxigênio, em janeiro de 2022 a população comemora o baixo número de óbitos pela doença, resultado da vacinação.

Leia mais: Mais de 230 crianças já se vacinaram contra a Covid em Manaus

Segundo o secretário de Saúde, Anoar Samad, o avanço na média móvel de casos de covid-19 está associada à variante Ômicron. Ainda de acordo com ele, a taxa de transmissibilidade tem como predominante a variante Gama.

“Já prevíamos um aumento exponencial de casos, mas não tão grande. A variante Ômicron tem uma transmissibilidade muito elevada e provoca uma quantidade bem menor de quadros graves, mas é diferente de não provocar quadros graves”, afirmou o secretário e médico.

Até o momento, foram detectados somente 22 casos da variante Ômicron no Amazonas. Todos os pacientes apresentaram sintomas leves e não precisaram de hospitalização. Segundo a FVS-AM, mais 600 amostras foram enviadas ao laboratório do Instituto Leônidas e Maria Deane (Fiocruz Amazônia), para sequenciamento genético.