Manaus, 27 de abril de 2024
×
Manaus, 27 de abril de 2024

Mundo

Empresa lança chip sob a pele para armazenar dados de vacina

Microchip do tamanho de um grão de arroz tem capacidade para armazenar os dados do passaporte vacinal de cada usuário

Empresa lança chip sob a pele para armazenar dados de vacina

Foto: Reprodução

ESTOCOLMO, SUE – A empresa sueca Epicenter – especializada em microchips na pele – decidiu criar uma nova utilidade para os chips: guardar dados vacinais dos seus clientes. Os chips fabricados pela empresa têm o tamanho de um grão de arroz.

O implante do passaporte vacinal já foi testado, e pode ser lido por qualquer aparelho com a tecnologia de Comunicação de Campo Próximo (NFC). A tecnologia já é usada em métodos como o pagamento por aproximação com cartões de crédito.

Leia mais: Google nega fornecimento de dados de Bolsonaro à CPI da Covid

O microchip pode comportar, além do passaporte vacinal, documentos de identidade, passes de ônibus e até carteirinhas de acesso a academias. ‘Implantes são uma tecnologia muito versátil que pode ser usada para diversas coisas, e é muito conveniente que, agora, possamos ter nosso passaporte de vacina da covid sempre acessível”, declarou Hannes Sjoblad, diretor da empresa, ao site russo Ruptly.

Passaporte

A Suécia determinou, no início de dezembro, que o passaporte vacinal é obrigatório em qualquer evento com mais de 100 pessoas. A iniciativa tem o objetivo de barrar a disseminação da variante ômicron no país.

O pesquisador Moa Petersen, da Universidade de Lund, diz que cerca de 6 mil pessoas no país já inseriram o chip da empresa. No entanto, ainda não há informações sobre quantas delas acrescentaram as informações sobre a vacina no aparelho.

Os chips podem ser implantados no braço, ou entre o dedão e o indicador, detalha o tabloide britânico Daily Mail. A empresa esclarece que o processo de implante é 100% reversível.

(*) Com informações do UOL.

Acompanhe em tempo real por meio das nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter