Manaus, 8 de maio de 2024
×
Manaus, 8 de maio de 2024

Cidades

Empresário se suicida durante evento com governador e ministro; Assista

O empresário do setor de cerâmica, estava na plateia acompanhando o evento.

Empresário se suicida durante evento com governador e ministro; Assista

Foto: Silvio Rocha/Prefeitura de Aracaju/Divulgação + Instagram/Reprodução

Um empresário, identificado como Sadi Paulo Castiel Gitz, cometeu suicídio durante um evento com o governador de Sergipe, Belivaldo Chagas, e o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, nesta quinta-feira (4). O governo de Sergipe emitiu uma nota lamentando o ocorrido e cancelou o ‘Simpósio de Oportunidades – Novo Cenário da Cadeia do Gás Natural em Sergipe’.

O empresário do setor de cerâmica, estava na plateia acompanhando o evento. Logo após a fala do governador, ele sacou uma arma e atirou contra a própria cabeça.

O evento estava sendo transmitido ao vivo pelo Instagram do gestor estadual de Sergipe. No momento do disparo, é possível ouvir pessoas gritando e correndo. A transmissão é interrompida alguns segundos depois. O próximo a falar seria o ministro de Minas e Energia.

Por meio de nota, o Governo do Estado de Sergipe lamentou “o ocorrido com o empresário Sadi Gitz, da cerâmica Escurial, que cometeu suicídio durante o evento. Por conta do ocorrido, o Simpósio de Oportunidades para o novo cenário do gás natural em Sergipe está cancelado”.

O Instituto Médio Legal (IML) foi até o local para recolher o corpo do empresário. A Polícia Militar (PM) também foi acionada e está no local.

Sadi Paulo Castiel Gitz

O empresário era natural de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, graduado em Matemática, Engenharia Mecânica e Administração. Além disso, fez pós-graduação em Engenharia Naval e Engenharia de Segurança, e um MBA em Gestão pela Fundação Getúlio Vargas.

Ele também atuou na área pública, na Superintendência de Transporte e Trânsito (SMTT) e na Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb). É ex-presidente da Associação Comercial e Empresarial de Sergipe (Acese). Atualmente, era presidente da Cerâmica Sergipe S/A, criada por ele em 1986.

Depressão e suicídio

No Brasil, são 8 mil casos de suicídio por ano, uma média de 24 casos por dia, de acordo com Organização Mundial da Saúde (OMS). Somente em Belo Horizonte, em um levantamento feito pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich), foram 137 casos de suicídio em 2013. Contagem contabiliza 23 no mesmo período.

De acordo com a ONG Centro de Valorização da Vida (CVV), que é especializada no atendimento a pessoas com propensão ao suicídio, na faixa etária de 15 a 29 anos, o suicídio é um fenômeno preocupante, sendo a segunda causa de mortes mais recorrentes entre os jovens.

É sempre bom reforçar que todos nós estamos sujeitos a passar por situações difíceis, segundo a psicóloga Michele Alves. “Gostaria de dizer para quem está vivenciando esse momento que você não está sozinho! Busque ajuda! É possível aliviar a dor e o vazio que você está sentindo e existem pessoas dispostas a te ajudar a encontrar e construir um outro caminho, através de um tratamento adequado! Busque ajude! Peça socorro! Não desista!, reforça a estudiosa”.

Locais de ajuda:

CVV (Centro de Valorização da Vida) – Ligação gratuita / sigiloso – 188
Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) | Centro de Referência em Saúde Mental (CERSAM) – busque o serviço mais próximo a sua casa

VÍDEO

*Informações retiradas do BHAZ