Manaus, 3 de dezembro de 2024
×
Manaus, 3 de dezembro de 2024

Cenário

Encontro de Omar, David, Lula e Braga é um ensaio do plano político para 2026

Omar e Braga têm interesses em comum em 2026: disputar as eleições para governador e senador. Para fortalecer esses planos, esperam contar com o apoio de David Almeida e Lula.

Encontro de Omar, David, Lula e Braga é um ensaio do plano político para 2026

(Foto: Ricardo Stuckert/PR)

Manaus (AM) – Em sua primeira agenda oficial com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) após a reeleição, o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), se reuniu com os senadores Omar Aziz (PSD) e Eduardo Braga (MDB) para discutir investimentos voltados à capital amazonense. O encontro da foto oficial antecipa o que poder ser o cenário do palanque de Lula nas eleições de 2026 para governador e senadores no Amazonas.

Na publicação oficial de Omar Aziz, foi destacado o debate sobre temas prioritários como a recuperação da BR-319, investimentos em mobilidade urbana para Manaus e o abastecimento de água potável para o interior do Amazonas.

 

Aliados de Lula, os senadores apoiaram a campanha de reeleição de David Almeida desde o primeiro turno das Eleições Municipais de 2024.

David, por sua vez, declarou, em agosto deste ano, que o apoio é “recíproco”, mencionando que, assim como ele apoiou Omar em 2022, pôde contar com o apoio do senador em 2024.

O mesmo ocorre com Eduardo Braga, que, ao apoiar David neste pleito, deve receber suporte, caso concorra novamente ao Senado ou até ao governo estadual em 2026.

Conforme informações apuradas pelo Portal AM1, o encontro em Brasília, não previsto na agenda oficial do presidente, ocorreu graças à articulação do senador Omar Aziz junto ao presidente Lula.

Portanto, essas aparições públicas dos parlamentares e suas recentes reuniões têm gerado especulações sobre potenciais alianças e estratégias futuras. A participação de figuras influentes do cenário político estadual pode sugerir uma busca por fortalecimento de bases e novas articulações visando ao próximo pleito.

Nos bastidores, especula-se que Omar Aziz possa estar cogitando uma candidatura ao governo do Amazonas em 2026, considerando que seu mandato no Senado se estende até 2030, o que lhe garantiria uma suposta “aposta segura” para a próxima eleição majoritária.

Essas articulações entre o prefeito e os senadores do Amazonas, aliados importantes em Brasília, fortalecem o fluxo de investimentos e recursos federais para a capital e o estado, enquanto também podem começar a traçar alianças para as Eleições Gerais de 2026, quando estarão em disputa os cargos de presidente, governador, senador, deputado federal e estadual.

Cenário político no Amazonas

O atual governador, Wilson Lima (União Brasil), não poderá se candidatar ao cargo de chefe do Executivo Estadual neste pleito, pois está concluindo seu segundo mandato consecutivo. Na eleição de 2022, ele derrotou Eduardo Braga, que obteve 43,35% dos votos, enquanto Wilson foi reeleito com 56,65%. Nesse ano, Braga já cumpria seu segundo mandato como senador, tendo sido eleito em 2018 até 2026.

O senador Omar Aziz, por sua vez, também já foi derrotado por Wilson Lima em 2018, quando tentou o governo do Amazonas. Ele sequer alcançou o segundo turno, ficando atrás de Wilson (33,73%), Amazonino Mendes (32,74%) e David Almeida (23,59%), conforme apuração do Tribunal Superior Eleitoral.

 

LEIA MAIS: