Manaus, 29 de março de 2024
×
Manaus, 29 de março de 2024

Cidades

Encontro virtual de mulheres aborda feminismo na Amazônia

Encontro virtual será realizado pelo Coletivo Florescer e IAJA - Instituto de Articulação de Juventude da Amazonia, nos dias 26 e 27, com inscrições gratuitas

Encontro virtual de mulheres aborda feminismo na Amazônia

MANAUS – Criar e fortalecer pontes entre mulheres amazônidas em tempos de pandemia. Esse é um dos principais objetivos do primeiro “Encontro Virtual de Mulheres – As Amazonas”, que será realizado nos próximos dias 26 e 27 de março, com a participação de lideranças feministas nacionais como Gleise Hoffmann deputada federal e presidente nacional do PT (Partido dos Trabalhadores), Anne Moura Secretária nacional de mulheres do PT, Márcia Tiburi e Marilane Teixeira.

Promovido pelo Coletivo Florescer e IAJA – Instituto de Articulação de Juventude da Amazônia, evento terá mesas-redondas virtuais com temas como “Pandemia na Vida das Mulheres” e “Luta dos Movimentos de Mulheres na Amazônia”. Além dessas, o evento terá ainda uma conferência-magna conduzida por Márcia Tiburi, com o tema “Para todos, todas e todos: por um feminismo anti-sistêmico e de soberania popular”.

Segundo a amazonense Anne Moura, secretária nacional de mulheres do PT e uma das organizadoras do evento, “As Amazonas” vem abrir um espaço para conversas sobre feminismo com a aproximação de diferentes realidades.

“Nesse mês da mulher, decidimos organizar este encontro para dar voz e compartilhar a luta das mulheres no Amazonas. Nós somos a maioria em tantas áreas, mas seguimos passando por enormes desafios, como a violência que vimos aumentar tanto nessa pandemia”, afirmou.

Para a secretária, o evento é uma oportunidade de fortalecimento de uma rede de “mulheres guerreiras” no dia a dia: “Com todos os desafios de hoje, não tem outra palavra para nos definir do que essa. Cada mulher é de fato uma amazona”, conclui.

Sobre o evento – “As Amazonas” propõe um espaço para conversas feministas no formato virtual, reforçando a “guerreira que vive em cada mulher amazônida”. O formato permitirá também a participação de mulheres de outros estados. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link: https://is.gd/asamazonas

*Com informações da assessoria