Manaus, 9 de maio de 2024
×
Manaus, 9 de maio de 2024

Cidades

Entenda a diferença de uma escola cívico-militar para militar

As escolas da Polícia Militar e Militar do Exército não se encaixam no modelo do Pecim.

Entenda a diferença de uma escola cívico-militar para militar

(Foto: Reprodução / Internet e Divulgação)

Manaus (AM) – Desde que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou – na última semana – que vai acabar, até o fim do ano, com o programa de Escolas Cívico-Militares (Pecim), muitos pais se questionam se irá afetar as escolas da Polícia Militar ou apenas Militar.

O Programa Nacional de Escolas Cívico-Militares (Pecim) começou a ser implementado em 2020 na gestão de Jair Bolsonaro (PL) e atingiu 216 unidades até 2022 – o que aumentou a necessidade de repasse de verba.

No entanto, o governo federal informou que não pretende extinguir com o modelo militar. Porém, irá apenas parar de financiar as instituições do programa e deixará sob responsabilidade de cada governo estadual se mantém ou não.

No caso do Governo do Amazonas, Wilson Lima (UB) disse que pretende manter as escolas cívico-militares na rede pública do ensino.

O Portal AM1 entrou em contato com a Secretaria de Educação e Desporto (Seduc) para saber como funciona a gestão de cada instituição.

Na questão do Colégio Militar de Manaus (CMM), localizado no Centro, zona Sul da capital amazonense, a Seduc não possui relação e a instituição não se encaixa no Pecim, já que ele é gerido apenas pelo Exército Brasileiro.

O Colégio Militar da Polícia Militar (CMPM) também não está no programa Pecim, e a única ligação da Seduc é nos serviços que seus professores fazem, já que os educadores do CMPM são da secretaria; porém, a gestão é da Polícia Militar.

A responsável por essa pasta na Seduc, a Gisa Prazeres, ressaltou algumas diferenças das instituições.

“As que o governo federal se refere como cívico-militares são as do PECIM, não têm qualquer relação com as CMPM e CMM, que são militares e não cívico-militares”, informou.

Das sete Escolas Cívico-Militares no Amazonas, seis são administradas pela Seduc e apenas uma pela Secretaria de Educação (Semed).

As Escolas Cívico-Militares têm a gestão compartilhada entre militares e civis. Os militares não atuam nas atividades de ensino, como professores, mas sim na direção da escola e organização, como filas na entrada e inspeção dos alunos.

Escolas cívico-militar em Manaus

Em Manaus, as escolas que adotam esse sistema são: Escola Estadual Professor Nelson Alves Ferreira; Escola Estadual Professora Tereza Siqueira Tupinambá; Escola Estadual Professor Reinaldo Thompson; Escola Estadual Fueth Paulo Mourão; Escola Estadual Homero de Miranda Leão; Escola Municipal Gilberto Rodrigues dos Santos.

LEIA MAIS: