Manaus, 19 de maio de 2024
×
Manaus, 19 de maio de 2024

Eleições 2020

Eleições municipais podem promover dança das cadeiras na ALE-AM

Caso os deputados que são candidatos sejam eleitos, poderão assumir uma das vagas a ex-primeira-dama Nejmi Aziz e o ex-deputado Wanderley Dallas

Eleições municipais podem promover dança das cadeiras na ALE-AM

Fotos: Reprodução

As eleições municipais para prefeito de Manaus podem promover uma verdadeira ‘dança das cadeiras’ na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), visto que quatro deputados da Casa Legislativa estão na disputa por uma vaga no Poder Público Municipal, seja da capital ou do interior.

Conforme apurado pela reportagem do Portal AM1, no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), há chance de quatro suplentes assumirem cadeiras na Assembleia Legislativa, a partir dos resultados das eleições deste ano.

Os parlamentares da Aleam que concorrem à Prefeitura de Manaus são Wilker Barreto, como vice na chapa de Amazonino Mendes, ambos do Podemos; e Ricardo Nicolau (PSD), para prefeito.

Já os deputados Cabo Maciel (PL) e Augusto Ferraz (DEM) estão na corrida para comandar a Prefeitura de Itacoatiara e Iranduba, respectivamente.

Suplentes

Caso o deputado Wilker Barreto seja eleito, assume em seu lugar o Major Fábio Huss (PSL), que alcançou 16.180 votos nas eleições 2018 e o primeiro suplente pela chapa PHS, PTB e PSL.

O ex-deputado Wanderley Dallas (SD) também tem chance de voltar para o Parlamento Estadual, caso o deputado Cabo Maciel seja eleito prefeito de Itacoatiara. Dallas é o primeiro suplente com 15.098 votos na chapa PR, PP, PPL, SD.

Duas chances

Ricardo Nicolau ou Augusto Ferraz são os deputados que poderão dar chances à ex-primeira-dama Nejmi Aziz (PSD) para assumir uma vaga na Assembleia Legislativa, que ela até tentou conquistar nas eleições passadas, porém, sem sucesso.

Ela é primeira suplente dos dois parlamentares na chapa PSD, PRB, DEM – com 19.959 votos. Se um deles for eleito, Nejmi assume a vaga.

Porém, se os dois forem eleitos, a  ex-primeira-dama assume uma das vagas e Tony Medeiros (PSD) assume a outra, haja vista que é o segundo suplente na chapa.