Manaus, 27 de maio de 2024
×
Manaus, 27 de maio de 2024

Entretenimento

Espaços culturais em Manaus terão atrações diversificadas para o fim de semana

No domingo, o Largo São Sebastião volta a receber o Mania de Ler, projeto de incentivo à leitura do público infantil e infanto-juvenil.

Espaços culturais em Manaus terão atrações diversificadas para o fim de semana

(fotos: Divulgação/Secretaria de Cultura e Economia Criativa)

Manaus (AM) – Desta sexta-feira (12) ao domingo (14), uma programação diversificada ocupará os espaços culturais mantidos pelo Governo do Estado e coordenados pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa. A agenda inclui música, dança, cultura popular e o retorno do projeto Mania de Ler, para crianças e jovens, no Largo São Sebastião. Confira.

A cantata cênica “Carmina Burana” segue em cartaz até domingo no Teatro Amazonas.

A célebre atração integra a programação da Temporada dos Corpos Artísticos, evidenciando no palco a interação entre a Amazonas Filarmônica, Coral do Amazonas e Balé Folclórico. A regência é de Marcelo de Jesus. Nesta sexta e sábado, o espetáculo inicia às 20h e no domingo, às 19h. Os ingressos estão à venda na bilheteria do Teatro Amazonas e no shopingressos.com.br

Ainda nesta sexta (12), a 2ª Feira Folclórica de Manaus, no Centro Cultural Povos da Amazônia, no Distrito Industrial, vai dar o start para o Festival Folclórico do Amazonas. Das 19h às 00h, com entrada gratuita, a feira contará com mais de 40 expositores, do artesanato à gastronomia.

Além de atrações musicais, a programação inclui apresentações de grupos folclóricos das diversas modalidades que brilham no Festival Folclórico do Amazonas, como, cirandas, cangaços, tribos indígenas, bois-bumbás, entre outras. O evento é realizado pelo Instituto de Inovação Desportiva e Cultural da Amazônia (Idama), com apoio do Governo do Estado e segue até 5 de maio, de sexta a domingo.

Sábado e domingo

Ainda no Centro Cultural Povos da Amazônia, sábado (13), a partir das 10h, acontece a Feira Tupissai, um espaço multicultural que inclui atrações musicais ao vivo, DJs, exposições de arte, artesanato local, brechós e muito mais. A programação musical inicia com o DJ Acaixa, das 13h às 14h, em seguida, o melhor do samba de raiz, com Os Bororós e, até o encerramento do evento, a DJ Thai comanda a festa.

O Cineteatro Guarany abre suas portas, neste sábado (13), para a “1ª Mostra de Filmes de Artistas Iniciantes e Independentes 2024”. A programação tem início às 17h, a entrada é gratuita e classificação para maiores de 10 anos. Serão exibidos 13 curtas que juntos totalizam 92 minutos de duração. As produções abordam diversos temas, da comédia ao suspense.

No Sambódromo, o Ensaio dos Bumbás recebe o Curral do Boi Garantido. A partir das 21h, o Movimento Amigos do Garantido (MAG) vai transformar o espaço em um campo místico, com o tema “Uma Noite Tribal”. Estão confirmadas as presenças de Sebastião Júnior, Israel Paulain, David Assayag e Leonardo Castelo que apresentarão um repertório especialmente montado para a noite que terá como atração principal o pajé do Garantido, Adriano Paketá. Entrada gratuita.

No domingo, o Largo São Sebastião volta a receber o Mania de Ler, projeto de incentivo à leitura do público infantil e infanto-juvenil.

Tendo como cenário o Teatro Amazonas, o Mania de Ler conta com uma rica biblioteca volante e, nesta primeira edição de 2024, será realizado em parceria com a Central de Arte e Educação da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Em um ambiente onde a literatura interage com as brincadeiras lúdicas, o projeto retorna celebrando o Dia Nacional da Literatura Infantil (18 de abril), com participação da atriz e contadora de histórias Neuriza Figueira. As atividades são gratuitas e acontecem das 17h às 19h30.

Parintins

Visitação guiada, cinema, teatro com fantoches, música e dança. Atrações gratuitas, inseridas na programação do Sábado Cultural, que acontece todos os sábados no Bumbódromo de Parintins (distante 369 quilômetros de Manaus).

As atividades artísticas são promovidas pelos orientadores e a equipe do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro daquele município. Para atender o projeto cultural, o espaço abre as portas aos sábados, das 14h30 às 20h.

Destaque para a visitação guiadas pelas dependências do Bumbódromo, acompanhadas pelos condutores culturais, que contam as histórias e curiosidades que envolvem o espaço.

  • Endereços
    Centro Cultural Povos da Amazônia: Av. Silves, Distrito Industrial (antiga Bola da Suframa);
    Teatro Amazonas – Av. Eduardo Ribeiro, Centro;
    Sambódromo de Manaus – Av. Pedro Teixeira, Dom Pedro;
    Cineteatro Guarany – Av. Sete de Setembro (Villa Ninita, anexo ao Palácio Rio Negro), Centro;
    Bumbódromo de Parintins – Av. Nações Unidas, Centro de Parintins

(*) Com informações da assessoria

LEIA MAIS: