Manaus, 6 de julho de 2026
×
Manaus, 6 de julho de 2026

Cenário

‘Espero que as pesquisas repitam minha eleição’, enfatiza Plínio Valério

Senador afirma que cenário de 2018 pode se repetir nas eleições de 2026.

espero-que-as-pesquisas-repita

(Foto: Roque de Sá/Agência Senado)

Manaus (AM) – “Espero que as pesquisas repitam as pesquisas da minha eleição”, afirmou o senador Plínio Valério, em entrevista exclusiva ao Portal AM1, ao comentar sobre levantamentos de intenção de voto. Ele fez referência ao resultado da última eleição em que foi eleito para o Senado.

O senador recordou que, no pleito anterior, as pesquisas divulgadas antes da votação não o apontavam como favorito. Ainda assim, conquistou o maior número de votos, superando o senador Eduardo Braga e Luiz Castro, que ficou em terceiro lugar.

“Espero que as pesquisas repitam as pesquisas da minha eleição”, reforçou Plínio Valério durante a conversa com a reportagem.

Apesar da declaração, Plínio afirmou que considera cedo falar sobre sua candidatura à reeleição em 2026. Segundo ele, o foco do PSDB está na formação de uma nominata robusta para o Congresso Nacional, visando eleger o maior número possível de deputados federais.

Atualmente, o nome de Plínio aparece de forma espontânea em pesquisas de intenção de voto realizadas em Manaus para a disputa ao Senado em 2026. Os levantamentos indicam Eduardo Braga (MDB) na liderança, seguido alternadamente por Wilson Lima (União Brasil), governador do Amazonas, e Capitão Alberto Neto (PL). Nesses cenários, Plínio tem apresentado desempenho discreto.

Na mais recente pesquisa divulgada em Manaus pelo Instituto de Pesquisa do Norte (IPEN), o senador Plínio Valério figura nas últimas posições na corrida pelo Senado em 2026. O levantamento aponta Eduardo Braga (MDB) na liderança, seguido por Capitão Alberto Neto (PL) e Wilson Lima (União Brasil). Marcos Rotta (Avante) e Marcelo Ramos (PT) também aparecem bem colocados.

A pesquisa foi encomendada pelo consórcio de portais G6, formado por BNC Amazonas, Amazonas Atual, Portal do Marcos Santos, Portal Único, Portal Mário Adolfo e Blog do Hiel Levy. Ao todo, 1.500 eleitores foram ouvidos entre os dias 18 e 25 de julho. A margem de erro é de 2,52 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.

O senador lembrou que a situação não é inédita. Nas eleições de 2018, ele também não figurava entre os primeiros colocados nas pesquisas, mas acabou liderando a votação, à frente de Eduardo Braga e Luiz Castro na corrida pelo Senado. Para ele, o resultado nas urnas pode novamente surpreender em 2026.

 

LEIA MAIS: