Manaus, 1 de maio de 2024
×
Manaus, 1 de maio de 2024

Cenário

Esquerda e direita se unem para homenagear Omar Aziz na Aleam

O senador Omar Aziz, líder da bancada federal do Amazonas no Congresso Nacional, recebeu o título de "Cidadão do Amazonas" e a "Medalha Ruy Araújo".

Esquerda e direita se unem para homenagear Omar Aziz na Aleam

Aleam (Foto: Pablo Brandão / assessoria Omar Aziz)

Manaus (AM) –  Diversos políticos amazonenses deixaram as diferenças partidárias de lado, por algumas horas, e se reuniram na Assembleia Legislativo do Amazonas (Aleam) para homenagear o senador Omar Aziz (PSD), que recebeu, nesta segunda-feira (18), o título de Cidadão do Amazonas.

A cerimônia contou, inclusive, com a presença do governador Wilson Lima (UB), prefeitos de municípios do interior, bem como de autoridades do estado, sociedade civil, representantes e defensores de causas indígenas.

Além das autoridades, políticos de partidos que defendem pautas diferentes das de Omar participaram do momento e até elogiaram o senador por contribuições feitas ao estado.

Os deputados filiados a sigla de partidos mais conservadores foram os mais presentes na cerimônia –já que a Casa Legislativa é formada, em sua maioria, por parlamentares pertencentes a partidos de direita.

Conservador

Um dos mais conservadores da Aleam, Cabo Maciel, que é do Partido Liberal (PL); e Dan Câmara (Podemos), estiveram na solenidade. Ambos também são apoiadores do ex-presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), inimigo político de Omar Aziz.

Mas pelo que foi observado nesta segunda-feira, os parlamentares deixaram as “picuinhas” de lado e “rasgaram” elogios ao senador, que, na ocasião, recebeu também a “Medalha Ruy Araújo”, a honraria mais importante da Casa.

União Brasil (UB), Podemos (PODE), Republicanos, Partido Liberal (PL), Patriota, Partido Verde (PV), Partido dos Trabalhadores (PT), Movimento Democrático Brasileiro (MDB), Avante, Partido da Mulher Brasileira (PMB) e Partido Social Democrático (PSD) foram os partidos que estiveram reunidos em prol da honraria a Omar.

Omar é um dos principais aliados de Lula no Senado e uma ponte para políticos conseguirem apoio junto ao Governo Federal.

Fala do governador

Wilson Lima, que participou de toda a homenagem, também elogiou o senador, destacando suas ações quando ele [Omar] foi governador do estado, além da atuação como líder da bancada federal em Brasília.

“Faço reconhecimento a sua atuação no Senado. Toda experiência e conhecimento que o senhor adquiriu nos dá a tranquilidade de ter alguém que conhece a complexidade do estado do Amazonas”, disse.

Na ocasião, Wilson chegou a brincar com Omar, apontando que o senador tem idade para ser pai dele – em uma comparação de quanto tempo Omar já está na política frente à data que o governador entrou na vida pública.

Omar, por sua  vez, agradeceu ao deputado estadual João Luiz (Republicanos), propositor da honraria, e disse que já se sentia amazonense desde que chegou ao Amazonas em 1971, pois foi nesse estado que ele viveu a maior parte da vida.

“Deus me deu saúde, me deu vitórias e me fez compreender as derrotas que a gente tem na vida. Nenhuma eleição é fácil”, disse Omar ao discursar na tribuna da Aleam.

Omar finalizou o discurso afirmando que o amor pelo amazonense o faz cada dia querer servir mais ao Amazonas.

LEIA MAIS: