Manaus, 27 de abril de 2024
×
Manaus, 27 de abril de 2024

Política

Wilson Lima diz que luta contra o ‘desperdício e a escassez’ de recursos

Governador leu a Mensagem Governamental na abertura do Ano Legislativo na Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM), nesta terça-feira

Wilson Lima diz que luta contra o ‘desperdício e a escassez’ de recursos

Foto: Márcio Silva/Amazonas1

O governador Wilson Lima (PSC) disse que o estado está numa batalha contra o desperdício de dinheiro público e a escassez.

A declaração foi feita no plenário Ruy Araújo, durante abertura dos trabalhos da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM), nesta terça-feira, 4.

‘Vamos empreender’

“Assumimos e vamos garantir a mudança de velhas práticas. Uma mudança que vamos empreender com o apoio e incentivo de todos os deputados e deputadas. Estamos numa batalha contra o desperdício e escassez. No início do ano, encontramos na Central de Medicamentos R$ 2 milhões em medicamentos vencidos, e 12,7% da quantidade de medicamentos que deveria ter naquela central. Era um dos piores índices do Brasil”, disse.

Leia mais em: Motoristas de aplicativo protestam em frente à ALE-AM contra preço dos combustíveis

O governador também afirmou que hoje a capacidade de abastecimento de medicamentos é de 60%.

“Hoje, temos mais de 60% dos itens essenciais e vitais para os abastecimentos da unidade de saúde. Estou trabalhando dia e noite para termos 100%”, explicou.

Wilson também falou sobre o programa do governo federal Regula + Brasil, que reduziu, segundo ele, média de 90% das filas no Sistema Único de Saúde (SUS), em algumas especialidades, e está sendo implementado no Amazonas.

Regula + Brasil

“Concedemos o reajuste de salário dos servidores da Susam e aumentamos o número de cirurgias cardiopatas: são duas por dia, dando prioridade às crianças. O tempo de espera em cardiologia caiu de 80 dias para agendamento imediato e atendimento em seis dias. Em ortopedia, o atendimento é imediato. Antes do programa Regula + Brasil era de três meses para consulta. Tudo isso é um direito para quem mais precisa”, disse o governador.