Manaus, 21 de fevereiro de 2024
×
Manaus, 21 de fevereiro de 2024

Cidades

Estão abertas as inscrições para seminário de segurança de barragens

Evento faz parte da jornada de capacitação do Programa de Consolidação do Pacto Nacional pela Gestão das Águas (Progestão).

Estão abertas as inscrições para seminário de segurança de barragens

(Foto: Divulgação/Secom)

Manaus (AM) – Estão abertas as inscrições para o Seminário de Segurança de Barragens da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), que reunirá um circuito de palestras sobre a temática, no dia 17 de agosto. O evento vai ocorrer das 8h30 às 16h30, na sede da instituição, situada na Avenida Mário Ypiranga, 3280, Parque Dez de Novembro, na Zona Centro-Sul de Manaus.

O seminário é gratuito e aberto ao público, voltado especialmente para profissionais que trabalham na agenda de recursos hídricos no estado e membros do Conselho Estadual de Recursos Hídricos do Amazonas (CERH-AM). Interessados em participar da capacitação devem preencher o formulário pela internet.

“A segurança de barragens é um tema complexo que ao longo do tempo vem se renovando. O seminário tem o intuito de fomentar a implementação da Política Nacional de Segurança de Barragens no Estado do Amazonas e possibilitar a troca de experiências”, disse o coordenador de Recursos Hídricos da Sema, Maycon Castro.

A programação do seminário inclui palestras sobre procedimentos de fiscalização de segurança de barragens, regularização e legislação ambiental para barragens de acúmulo de água voltadas para piscicultura, o papel da defesa civil na temática, operação de barragens de mineração e aspectos de segurança, a operação da Usina Hidrelétrica de Balbina e outros.

Discussões dos temas propostos visa subsidiar informações aos órgãos responsáveis, empreendedores e sociedade civil sobre os conceitos e práticas técnicas para a segurança de barragens no Amazonas. A atividade é realizada em cumprimento das metas do Programa de Consolidação do Pacto Nacional pela Gestão das Águas (Progestão), do qual o Governo do Amazonas é integrante.

(*) Com informações da Assessoria