Manaus, 30 de abril de 2024
×
Manaus, 30 de abril de 2024

Cidades

Estiagem dá trégua e Manaus amanhece sob forte chuva

Em Autazes, onde há a maior concentração de focos de incêndio, também choveu forte neste sábado (14).

Estiagem dá trégua e Manaus amanhece sob forte chuva

(Foto: Miguel Pacheco/Arquivo Pessoal)

Manaus (AM) – Após semanas sob fumaça e calor intensos causados por incêndios em municípios da região metropolitana, a capital do Amazonas, enfim, teve alívio na madrugada deste sábado (14). A chuva também atingiu os municípios de Careiro, Iranduba, Autazes, Borba e Itacoatiara.

Entre terça e quarta-feira (14), Autazes foi o município onde teve maior concentração de focos de incêndio, segundo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Os moradores da zona rural do município comemoraram a chuva deste sábado. Segundo o agricultor Miguel Antônio Pacheco, uma chuva fina iniciou por volta das 4 horas. “Mais tarde, por volta das 7 horas, caiu uma chuva forte. A fumaça ainda tem, mas se continuar a chover, vai desaparecer”, relatou o morador.

A previsão do tempo para este sábado é que a temperatura mínima será de 24°C e a máxima de 35ºC. Se a fumaça que ainda persiste permitir, a tarde será ensolarada com pancadas de chuva à tarde e à noite, segundo o Climatempo.

Combate aos incêndios

Nessa sexta-feira (13), após anúncio da ministra Marina Silva do envio de 100 brigadistas para se somarem aos 27 em Careiro Castanho, e do envio de 200 kits de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), os coordenadores do combate a incêndios florestais PREVFOGO/IBAMA definiram estratégias de atuação na região crítica dos incêndios na região metropolitana, Careiro da Várzea, Careiro Castanho, Manaquiri e Autazes.

Foram criados um comando de operações, cinco bases operacionais: quatro fixas e uma itinerante para atuação nas áreas críticas. Os prefeitos também disponibilizaram 15 servidores municipais para formação e atuação no combate ao fogo, segundo o superintendente do Ibama, Joel Araújo.

“Assim, haverá a formação de 75 brigadistas municipais de combate a incêndios florestais que receberão os EPIs para atuação no combate aos incêndios”, disse.