Manaus, 15 de junho de 2025
×
Manaus, 15 de junho de 2025

Cidades

Estiagem: Governo do Amazonas atualiza medidas e distribuições de ajuda

Como parte da resposta humanitária à crise, o governo distribuiu 2,4 mil toneladas de alimentos às áreas mais afetadas.

Estiagem: Governo do Amazonas atualiza medidas e distribuições de ajuda

(Foto: Arquivo/Secom)

Manaus (AM) – O Governo do Amazonas, através do Comitê de Enfrentamento à Estiagem e Eventos Climáticos, divulgou, nesta quarta-feira (16/10), um boletim com as informações mais recentes sobre a estiagem que afeta o estado. O governador Wilson Lima declarou estado de emergência em todos os 62 municípios amazonenses, ação que se intensificou após a assinatura de um decreto em 5 de julho, inicialmente para 20 cidades, e sua ampliação para 42 municípios em 28 de agosto.

Como parte da resposta humanitária à crise, o governo distribuiu 2,4 mil toneladas de alimentos às áreas mais afetadas. Para melhorar o acesso à água potável, foram instalados 36 purificadores, com 8 direcionados à calha do Alto Solimões, além do envio de 2.150 caixas d’água.

Em um esforço adicional, o Governo enviou 461 cilindros de oxigênio para os municípios de Eirunepé, Canutama, Itamarati, Ipixuna, Boca do Acre, Borba, Caapiranga, Urucará, Autazes, Itacoatiara, São Gabriel da Cachoeira, Careiro Castanho, Codajás, Urucurituba, Manacapuru, Novo Aripuanã, e São Paulo de Olivença. Também foram distribuídos 202,1 toneladas de medicamentos e insumos, abrangendo um total de 12,8 mil volumes.

No âmbito ambiental, o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) reportou 447 embargos, resultando na proteção de 23.889 hectares. As ações também envolveram a aplicação de R$ 207,4 milhões em multas, com 385 autos de infração e 60 termos de apreensão lavrados, além de 192 detenções.

Desde junho até 15 de outubro, o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) combateu mais de 21 mil focos de incêndio, sendo 2.428 na capital e 18,5 mil no interior do estado.

Essas medidas integram a Operação Estiagem 2024, estabelecida pelo Comitê em resposta à crise climática, reforçando a atenção do governo diante dos impactos da estiagem na região.

 

(*) Com informações da assessoria

 

LEIA MAIS: