Manaus, 29 de março de 2024
×
Manaus, 29 de março de 2024

Cidades

Estudantes acompanham treino da seleção brasileira em Manaus

Os estudantes que tiveram a oportunidade de assistir de perto os jogadores do time brasileiro demonstraram todo o apoio e empolgação

Estudantes acompanham treino da seleção brasileira em Manaus

Foto: Lucas Figueiredo / CBF

MANAUS, AM – Cerca de 150 estudantes da rede pública estadual e alunos das escolas estaduais Diofanto Vieira Monteiro, especializada em estudantes com deficiência intelectual; e Augusto Carneiro dos Santos, voltada a alunos surdos e surdos-cegos vivenciaram um momento inesquecível na tarde desta terça-feira (12), Dia das Crianças. Os estudantes acompanharam o treino da Seleção Brasileira de Futebol, que ocorreu no Estádio Ismael Benigno, mais conhecido como Estádio da Colina.

Ao todo, oito alunos da Educação Especial da rede estadual participaram da ação, promovida pelo Governo do Estado do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Desporto, em parceria com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Leia mais: Torcedores se aglomeram em frente ao hotel da seleção brasileira em Manaus

Para acompanhar o treino, foram selecionados estudantes obedecendo critérios estabelecidos pelas orientações pedagógicas da Secretaria de Estado de Educação e Desporto. Desse total, 10 são estudantes da educação especial. Os critérios para escolha das crianças foram: maiores de 12 anos; estudantes com a primeira dose da vacina; bom desempenho escolar e frequência regular. 

Foto: Lucas Figueiredo / CBF

Aluna do 8º ano, Márcia Lacerda foi uma das selecionadas para acompanhar o treino. “Tô [sic] muito nervosa, muito nervosa mesmo, eu quero tirar muitas fotos com os jogadores e o meu coração tá [sic] saindo pela boca. Quando a gente tava [sic] vindo para cá eu estava muito nervosa e pensei que ia ter um piripaque [sic]”, disse a estudante.

Por determinação do governador Wilson Lima, também foi definido que a escolha para assistir ao treino incluiria estudantes de 10 escolas localizadas em áreas de maior vulnerabilidade social, já que o esporte contribui para o combate à violência e dependência química.

Leia mais: Enquanto a seleção treina em Manaus, pai de Neymar ataca Galvão por chamar o jogador de ‘idiota’

A Seleção Brasileira está em Manaus para um confronto com a equipe do Uruguai, que ocorre na Arena da Amazônia, na quinta-feira (14). A partida é válida pela 12ª rodada das eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022, no Qatar.

A gestora da Escola Estadual Diofanto Vieira, Walterlice de Oliveira, conta que esta é uma oportunidade memorável para cada aluno presente no estádio. “Esse treinamento da Seleção Brasileira representa um momento único, tanto que eles estão muito felizes. Para eles, é uma emoção e uma satisfação gigantesca acompanhar os jogadores do Brasil”, salientou Walterlice.

Foto: Diego Peres/Secom

Os estudantes que tiveram a oportunidade de assistir de perto os jogadores do time brasileiro demonstraram todo o apoio e empolgação. “Estou muito ansioso para ver o Neymar, nunca tinha participado de um evento assim. É uma oportunidade única poder representar os alunos da rede estadual no treino da Seleção Brasileira”, explicou o aluno da Escola Estadual Diofanto Vieira, Leandro Lins, de 37 anos.

Já o estudante da Escola Estadual Augusto Carneiro dos Santos, Elielton Coelho Rodrigues, 17, conta que, ao saber que acompanharia os jogadores durante o treino, ficou feliz e surpreso.

“Eu estava na escola e, quando soube que participaria do treino, fiquei muito feliz e ansioso. Estar aqui é muito significativo, pois acredito que os alunos surdos precisam ter as mesmas oportunidades que os estudantes ouvintes”, destacou Elielton.

Assim como o colega Leandro, a estudante Ana Shirley, 40, também da unidade Diofanto Vieira, estava ansiosa para ver o ídolo: Neymar. “Eu fiquei ansiosa e agoniada, mas não poderia deixar de vir, pois é a primeira vez que sou convidada a participar de um treino de futebol”, concluiu.

(*) Com informações da assessoria

Acompanhe em tempo real por meio das nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter