Manaus, 19 de abril de 2024
×
Manaus, 19 de abril de 2024

Brasil

Estudo descobre mutação formada pela fusão da variante P.1 com a Delta

Chamada de 'Gama Plus', a nova mutação une características da variante Delta e da variante P.1, identificada em Manaus

Estudo descobre mutação formada pela fusão da variante P.1 com a Delta

Foto: Agência Brasil

SÃO PAULO, SP – Cientistas brasileiros encontraram uma mutação convergente do coronavírus da variante P.1, originalmente identificada em Manaus. Chamada de “Gama Plus”, a nova mutação apresenta características da variante Delta. Ela foi descoberta por pesquisadores do Genov, que fizeram o comunicado nesta quinta-feira (12).

Segundo os pesquisadores, de 1.380 amostras analisadas entre os meses de maio e junho, 11 apresentaram a mutação P681H. “É a chamada Gama-plus, uma mutação convergente com características da Delta, variante que geralmente apresenta essa alteração estrutural”, explicou a Genov em nota.

Leia mais: Vacinados representam apenas 3,7% das mortes por covid-19

O coordenador do projeto, José Eduardo Levi, ainda destacou que essa mutação com características da Delta já estava sendo observada em outras variantes ao redor do mundo. Porém, ainda não tinha sido identificada na variante Gama, conhecida como P.1. Ele ainda disse que os cientistas estão percebendo o aumento dessa nova variante no Brasil.

A preocupação em torno da variante Delta ocorre após o surto de covid-19 na Índia, onde foi identificada pela primeira vez. Novos casos da doença surgiram em países em que a pandemia estava controlada, como o Reino Unido e Estados Unidos.

No Brasil, a variante Gama ainda é predominante. De acordo com os especialistas, a variante Delta tem dificuldades de avançar por conta da forte presença da P.1.

(*) Com informações da CNN

Acompanhe em tempo real por meio das nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter