Manaus, 29 de março de 2024
×
Manaus, 29 de março de 2024

Brasil

Vacinados representam apenas 3,7% das mortes por covid-19

No entanto, esse número é considerado baixo, uma vez que o Brasil registrou 566 mil mortes desde o início da pandemia

Vacinados representam apenas 3,7% das mortes por covid-19

SÃO PAULO, SP – A morte do ator Tarcísio Meira levantou inseguranças nos brasileiros em relação a vacina contra a covid-19. Ele havia recebido as duas doses do imunizante, e morreu nesta quinta-feira (12), por complicação do vírus. No entanto, apenas 3,7% de pessoas vacinadas com as duas doses morreram pela covid-19, um número baixo, considerando que o Brasil registrou 566 mil mortes desde o início da pandemia.

Se for levar em consideração a faixa etária, a mortalidade de já imunizados é acima dos 70 anos, chegando a 8,8%. Ou seja 9.878 brasileiros vítimas da covid-19 já haviam tomado as duas doses da vacina, assim apontou a pesquisa da Info Tracker, das universidades estaduais USP e Unesp.

Leia mais: Morre Tarcísio Meira, vítima de Covid, aos 85 anos

A pesquisa teve como base os dados do Ministério da Saúde e analisou as mortes ocorridas entre 28 de fevereiro, quando as doses começaram a ser aplicadas no Brasil, até o dia 27 de julho. Vale ressaltar que, apesar das mortes, a vacina ainda é o meio mais seguro para controlar a doença.

Ao tomar a dose da vacina contra a covid-19, a pessoa não está totalmente segura. No entanto, o imunizante ajuda a reduzir os riscos de internações, casos graves e mortes pela doença. Por essa razão é necessário que as pessoas se vacinem.

Em Serrana, interior de São Paulo, toda a população adulta recebeu a dose da CoronaVac, o que fez com que as internações reduzissem em 86% após a primeira dose, e as mortes em 95% com a segunda dose. Em Botucatu, também em São Paulo, o imunizante AstraZeneca foi responsável por reduzir 75% das mortes após a segunda dose.

Leia mais: Anvisa autoriza uso emergencial de medicamento contra a covid

Ainda segundo a pesquisa, 28.660 pessoas vacinadas foram internadas durante o período analisado. O que representa cerca de 3% de casos registrados. Os idosos com mais de 70 anos representam 23 mil desse número de internados. Além disso, 8.734 pessoas deixa faixa etária morreram em decorrência da doença.

Isso reforça a necessidade de que pessoas que convivem com idosos mantenham distanciamento social e usem máscara mesmo após a imunização completa. A pesquisa não levou em consideração a marca da vacina aplicada.

(*) Com informações do Uol

Acompanhe em tempo real por meio das nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter