Manaus, 6 de maio de 2024
×
Manaus, 6 de maio de 2024

Cenário

Eventos particulares de Réveillon podem criar nova onda de Covid em Manaus, diz especialista

Mesmo com o evento da Ponta Negra cancelado, os decretos estaduais ainda autorizam a realização de eventos com a ocupação 50% do público

Eventos particulares de Réveillon podem  criar nova onda de Covid em Manaus, diz especialista

MANAUS (AM) – Mesmo com a tradicional festa de Réveillon suspensa em Manaus, devido ao alerta nacional em relação a casos da variante africana Ômicron, o risco uma nova onda de contágio por Covid-19 ainda preocupa especialistas da saúde, isso porque os decretos estaduais ainda permitem a realização de grandes eventos na virada do ano.

No último sábado (6), o prefeito David Almeida anunciou o cancelamento do Réveillon na praia da Ponta Negra programado para ocorrer no dia 31 com a apresentação do cantor sertanejo, Luan Santana. Um dia depois, David reuniu diversas pessoas no complexo turístico da Ponta Negra para inauguração da árvore de Natal e confirmou que mesmo sem a festividade do fim de ano, Manaus contará com a tradicional queima de fogos.

Leia mais: Sem festa de Réveillon, David Almeida anuncia que fará queima de fogos na Ponta Negra

Outra situação que permite a realização de festividades para celebrar a chegada de 2022 é o decreto estadual. Com sua última alteração em novembro, o decreto lançado pelo governo do Estado autorizou a realização de eventos com a ocupação de 50% da capacidade do público do local.

Nos últimos três meses, foram realizados eventos testes como o show do cantor Tierry e atrações locais que reuniu 3 mil pessoas na Arena da Amazônia, além do jogo entre Brasil e Uruguai pelas eliminatórias da Copa do Mundo com a presença de cerca de 12 mil pessoas.

Neste fim de semana, também ocorreu o show do cantor sertanejo Gustavo Lima, Zé Vaqueiro, Xand Avião e Daniel Trindade, até o momento o público do evento não foi divulgado. Em todos os eventos, o Governo do Estado sorteou ingressos por meio do programa, Vacina Premiada.

Atualmente, a Arena da Amazônia possuiu capacidade para 44.300 pessoas sentadas, sendo assim, pelo decreto seria permitido eventos para 22.150 pessoas no local. Além dos grandes shows, várias empresas privadas já divulgaram as programações para o Réveillon, em Manaus.

De acordo com o infectologista, Nelson Barbosa, que atende na rede pública de Manaus, a melhor opção seria cancelar todos os eventos programados para ocorrer no fim do ano, até mesmo os da iniciativa privada.

“A situação é preocupante, precisamos ter cautela. Mesmo que o Amazonas ainda não tenha registrado casos da nova variante, a possibilidade uma nova onda de contágio ainda pode ocorrer na capital. A melhor opção seria cancelar todos os eventos e não promover novas aglomerações”, disse o médico.

Segundo a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), “não há festas de Réveillon previstas no calendário do Governo do Estado” e garantiu que a pasta tem “reforçado a importância de todos seguirem os protocolos sanitários, como uso de máscaras e de álcool em gel, além da necessidade da imunização completa”.

Acompanhe em tempo real por meio das nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter