Manaus, 3 de maio de 2024
×
Manaus, 3 de maio de 2024

Política

Ex-ministro critica Bolsonaro por buscar novos aliados: ‘virou base do centrão’

Ernesto Araújo ainda usou uma metáfora para abordar o assunto, sobre escolher entre ignorância e a realidade

Ex-ministro critica Bolsonaro por buscar novos aliados: ‘virou base do centrão’

Foto: Marcos Corrêa / PR

Brasília, DF – O ex-ministro das Relações Exteriores e diplomata, Ernesto Araújo, criticou a aproximação do presidente Jair Bolsonaro com o centrão. A declaração foi dada em um congresso conservador em Santa Catarina, com transmissão nas redes sociais.

“Surgiu aquela coisa: ‘Precisamos fazer do Centrão a base do governo’. O que a gente viu é que o governo virou a base do Centrão”, disse. Araújo ainda usou uma metáfora para abordar o assunto, sobre pílulas azuis e vermelhas. O conceito, popularizado pelo filme Matrix, o qual indica que a pílula azul é a escolha pela ignorância, enquanto a vermelha trata da realidade.

Leia mais: Lula ignora herança do PT e diz que Brasil vive ‘tragédia’ com Bolsonaro no poder

“O pior é que colocaram uma pílula azul no café do presidente da República. Azularam completamente o governo e a atuação do presidente […] Um governo, que foi eleito por uma grande tomada de pílula vermelha, resolveu tomar a pílula azul. Às vezes eu acho que em alguma reunião ministerial que eu não estava distribuíram a pílula azul e todo mundo tomou”, pontuou.

Ainda durante a participação no congresso, o ex-ministro afirmou que há uma certa covardia por membros do governo federal que não “enfrentam o sistema, seja por falta de coragem, convicção ou por interesse pessoal”.

Ernesto Araújo assumiu o Ministério das Relações Exteriores em janeiro de 2019, onde permaneceu até março de 2021, quando pediu demissão. Na ocasião, ele alegou ter sofrido pressões políticas enquanto esteve no cargo.

(*) Com informações do Uol

Acompanhe em tempo real por meio das nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter