Manaus, 2 de maio de 2024
×
Manaus, 2 de maio de 2024

Cidades

Ex-servidor da Funai é preso suspeito de abuso sexual contra mulheres indígenas

Segundo a investigação da PF, pelo menos 20 pessoas podem ter sido vítimas dele durante o período em que era servidor da Funai.

Ex-servidor da Funai é preso suspeito de abuso sexual contra mulheres indígenas

(Foto: Divulgação/PF/Reprodução/Canva)

Manaus (AM) – Um ex-servidor da Fundação Nacional do Índio (Funai) foi preso pela Polícia Federal (PF), nesta quarta-feira (20), suspeito de abusar sexualmente de mulheres e adolescentes de várias comunidades indígenas no Amazonas.

De acordo com a Polícia Federal, a prisão do ex-servidor aconteceu em uma casa no município de Nova Olinda do Norte (a 130 quilômetros de Manaus). Segundo a investigação da PF, pelo menos 20 pessoas podem ter sido vítimas dele durante o período em que era servidor da Funai. Alguns abusos teriam ocorrido na sede da fundação.

O homem foi exonerado após as primeiras denúncias, em setembro de 2023, suspeito de cometer os crimes em troca de ajuda em processos de abertura de conta bancária, aposentadoria e até para corrigir dados cadastrais em órgãos públicos.

De acordo com a polícia, ele foi coordenador da Funai na região por mais de dez anos, declarado indígena Munduruku. Ele também é servidor da Secretaria de Educação do Amazonas (Seduc).

Questionado sobre o caso, o Governo do Estado do Amazonas não se pronunciou até a publicação da matéria.

 

LEIA MAIS: