Manaus, 2 de maio de 2024
×
Manaus, 2 de maio de 2024

Brasil

Fake news: notícia de que Lula cancelou anistia do FIES é falsa

Print e notícia que usam layout do G1 falando de cancelamento da anistia concedida por Bolsonaro a devedores do FIES são parte de fake news

Fake news: notícia de que Lula cancelou anistia do FIES é falsa

O FIES é um Financiamento Estudantil criado pelo governo federal que viabiliza o acesso dos estudantes brasileiros ao ensino superior privado (Foto: Marcello Casal/Agência Brasil)

Brasília (DF) – Agências de verificação de notícias afirmam que print que circula nas redes sociais nesta terça-feira (4), supostamente de uma publicação do G1, é falso. A montagem, que usa o layout do citado site, diz que “Lula cancela anistia do FIES” e que a “cobrança atingirá todos os estudantes beneficiados durante o governo Bolsonaro”.

Em uma rápida pesquisa às publicações da página do noticiário desta terça-feira, nenhuma postagem com o tema é encontrada. O mesmo se repete nos portais de informação do governo federal e do próprio FIES. As páginas do Senado e Congresso, por onde uma decisão em forma de decreto deve passar para aprovação, também não noticiam o suposto cancelamento.

Print que circula nas redes sociais e grupos simpáticos ao ex-presidente é falso (Foto: Reprodução/Redes sociais)

Mais evidências de fake news

A recomendação de que se use o bom senso antes de viralizar notícias recebidas vias redes sociais se aplica a suposta publicação. Uma medida dessa importância não passaria despercebida pelos grandes canais de comunicação e, se verdadeira fosse, geraria protestos e resistência em todo o país.

Outra evidência de fake news é que nunca houve anistia. Nenhum estudante que participa do programa (ou pouquíssimos casos) foi isento de pagar o financiamento. O que foi ‘dado’ pelo governo Bolsonaro foi a redução de multas e juros, além de descontos, para devedores que renegociaram as dívidas.

LEIA MAIS: