Manaus, 18 de abril de 2024
×
Manaus, 18 de abril de 2024

Brasil

Falso médico que receitava cloroquina na internet morre de covid

Enfermeiro se identificava como médico e fez campanha para uso da cloroquina, que vendia na internet, sem eficácia comprovada

Falso médico que receitava cloroquina na internet morre de covid

Anthony Ferrari Penza divulgou informações falsas sobre a pandemia de covid -19 - Foto: Reprodução

O enfermeiro carioca Anthony Ferrari Penza, que ganhou visibilidade na internet após defender o uso da cloroquina sem eficácia comprovada para tratamento de covid-19, morreu por complicações da covid-19.

Penza estava sendo processado pelo Conselho Federal de Medicina por ter se passado por médico nos conteúdos criados por ele. As informações tinham cunho negacionista e eram contrárias às recomendações globais para conter a covid. Por exemplo, ele usava a internet para apoiar o uso da cloroquina de forma indiscriminada.

Leia mais: Cloroquina nebulizada: casal de médicos de Manaus recebeu sem trabalhar

O profissional de saúde compartilhou uma série de mensagens falsas em suas contas em redes sociais. Entre elas, que municípios tinham lucro com mortes pela covid e que vacinas não teriam sido testadas em humanos antes de vir para o Brasil. Algumas de suas publicações tiveram mais de 100 mil compartilhamentos.

Sem cloroquina e sem internet

Em 8 de abril, o perfil do enfermeiro confirmou que ele estava com covid-19 e que estava internado. Depois disso, ele ficou ausente da internet. Não se sabe se ele fez uso da cloroquina nesse período, no entanto, as postagens antigas não foram apagadas.. Nesta segunda-feira (19), amigos do enfermeiro fizeram publicações em homenagem a Penza. Sobretudo, ele deixa a mulher e uma filha pequena.

*Com informações do SBT