'Falta acessibilidade no Centro de Manaus', dispara Natália Demes, pré-candidata a prefeita (Foto: Bernardo Guerreiro/PSoL)
Manaus (AM) – A pré-candidata a prefeita, Natália Demes, presidente do diretório municipal do Partido Socialismo e Liberdade (PSoL), declarou, nessa segunda-feira (2), que o Centro de Manaus não é acessível a toda a população, pois falta pensar em soluções para envolver tanto comerciantes quanto consumidores a conhecerem o que é o Centro real e assim valorizá-lo de fato.
“Hoje em dia, a gente está passando por uma revitalização, em termos gerais, do Centro, mas falta um pouco de acessibilidade para os locais onde houve uma revitalização [inaugurações de reformas feitas pela prefeitura]”, pontua a pré-candidata.
Em conversa promovida pela Fecomércio Amazonas, a pré-candidata pelo PSoL afirmou que, apesar de algumas obras e construções de espaços culturais terem sido realizados na zona Centro-Sul nos últimos anos, essa revitalização não abrange a todos e privilegia regiões específicas.
Um dos atrativos culturais citados como pontos positivos foi a inauguração do mirante Lúcia Almeida, em abril deste ano, mas segundo Demes, nem todos podem ir até lá para usufruir de um lazer, uma vez que o local possui estabelecimentos que não oferecem preço acessível para a população. Inclusive, o Portal AM1 fez um levantamento de valores de um dos alimentos mais consumidos pelos manauaras, o x-caboquinho, e constatou que o público reprovou por achar caro.
Segurança
Demes citou o aumento da população em situação de vulnerabilidade social no Centro e os impactos que essa situação pode gerar no comércio local, com o aumento da insegurança em relação ao horário de funcionamento.
“A gente tem muitas locomoções de pessoas, que têm ocupado o Centro, agora, por conta de dificuldades financeiras. Populações em situação de rua têm ocupado o Centro e isso, por vez, deixa o comércio inseguro com relação ao funcionamento. Quando a gente pensa o Centro, é preciso pensar com um olhar social e olhar de infraestrutura também”, esclarece.
Natália pontua que essa revitalização precisa oferecer acessibilidade aos espaços culturais, abrangendo, portanto, uma totalidade. Utilizando como exemplo a existência de alguns imóveis desocupados, ela sugeriu a utilização desses espaços para serviços, comércios e outras atividades culturais.
A advogada e presidenta do Diretório Municipal do partido, Natália Demes, foi escolhida como pré-candidata do PSoL para concorrer às Eleições Municipais de 2024, durante conferência eleitoral do PSoL em maio deste ano.
LEIA MAIS:
- Disputa pela cadeira de prefeito expõe conflito interno no PSoL-Manaus
- Conflito político interno expõe fragilidades no PSoL-Manaus
- PSoL escolhe Natália Demes como pré-candidata para disputar a Prefeitura de Manaus





