Manaus, 24 de abril de 2024
×
Manaus, 24 de abril de 2024

Cidades

Enquanto David Almeida curte férias, UBS aglomera pacientes sem atendimento em Manaus

Com o aumento de casos de Influenza e Covid-19, população tenta atendimento médico em UBSs na capital, mas o cenário é de falta de estrutura

Enquanto David Almeida curte férias, UBS aglomera pacientes sem atendimento em Manaus

Foto: Emanuelle Pereira / Portal AM1

Manaus, AM – Enquanto o prefeito David Almeida (Avante) aproveita as férias que ele chamou de “merecidas”, depois de um ano cheio de “trabalhos”, a população de Manaus sofre com surtos de Influenza, além do aumento gigantesco de casos de covid. Com isso, os pacientes têm buscado atendimento em Unidades Básicas de Saúde da capital, mas encontram falta de estrutura para acomodar a população.

Com o período chuvoso e o aumento de casos de gripe, a Prefeitura de Manaus não se preparou para atender toda a população nas unidades de saúde. A estrutura montada pelo órgão municipal deixa os pacientes aglomerados, sem manter distanciamento social para evitar a propagação da covid-19, outro problema enfrentado por Manaus, todavia, ignorado por David Almeida, que preferiu desfrutar os dias de folga.

A equipe de reportagem do Portal Amazonas 1 esteve na UBS Leonor de Freitas, localizada no bairro Compensa, zona Oeste de Manaus, nesta quarta-feira (12). No local, foi constatada a alta demanda de pacientes com sintomas gripais que buscavam atendimento, e o que estes encontraram na unidade de saúde foi um cenário caótico.

Leia mais: Semsa renova pela 10ª vez negócio milionário com empresa contratada em 2016

Foto: Emanuelle Pereira / Portal AM1

As pessoas que chegavam ao local para serem atendidas e eram colocadas para o lado de fora, debaixo de uma tenda. Isso porque a UBS já tinha atingido certa quantidade de pacientes, sendo necessário organizar uma fila fora do prédio. Alguns pacientes deram a sorte de conseguir um lugar para sentar enquanto esperavam a vez para serem atendidos, mas outros precisaram ficar em pé, mesmo doentes.

Em busca de atendimento médico vindo de outro bairro, Luziane Baima afirmou que a prioridade no serviço era para pessoas com Influenza, porém, somente um médico estava atendendo as dezenas de pessoas no local. A mulher desejava vacinar os filhos, além de fazer exames de rotina, mas por conta da demora no atendimento, foi colocada para o lado de fora, junto aos pacientes com sintomas gripais. “O atendimento nessa UBS, nesse momento, são para pessoas que estão com Influenza. Só isso, o resto fica a desejar”, desabafou.

Leia mais: Dez meses após furar fila da vacina, Shádia determina vacinação obrigatória na Semsa

A paciente ainda reclamou da estrutura da unidade e ressaltou que faltavam fichas para outros serviços. “A UBS precisa disponibilizar mais fichas para pediatria e odontologia”, disse. Segundo Luziane, desde terça-feira (11) ela busca atendimento na unidade, mas afirmou que, por falta de informações, precisou retornar nesta quarta-feira. No entanto, a situação que encontrou no local foi de aglomeração e muita espera, além de uma situação humilhante.

Aumento de casos

De acordo com os dados da Secretaria Municipal de Saúde, os casos de síndromes gripais aumentaram 186% nos últimos dois meses nas Unidades Básicas de Saúde. Enquanto em novembro do ano passado, as unidades receberam 236 pessoas com sintomas gripais, em dezembro, foram 618, conforme os dados da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID).

Os casos de covid-19 também aumentaram na capital amazonense. Nessa terça-feira (11), Manaus registrou 1.026 novos casos da doença em 24 horas.

Confira a reportagem

Acompanhe em tempo real por meio das nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter

pc