Manaus, 2 de maio de 2024
×
Manaus, 2 de maio de 2024

Cenário

Família Grana: prefeito de Silves é alvo de investigação por nepotismo

A prefeitura afirmou, em nota, que respondeu a alguns pedidos do órgão sem consultar a finalidade que seria dada aos documentos

Família Grana: prefeito de Silves é alvo de investigação por nepotismo

Foto: Reprodução

SILVES, AM – O prefeito de Silves, Raimundo Paulino de Almeida Grana, será investigado pelo Ministério Público do Amazonas (MP-AM) por improbidade administrativa por possível caso de nepotismo em sua gestão no município de Silves.

O nepotismo ocorre quando parentes e familiares “em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurídica investido em cargo de direção, chefia ou assessoramento para o exercício de cargo em comissão ou de confiança ou, ainda, de função gratificada na administração pública direta e indireta em quaisquer Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.”

O MP determinou instauração de procedimento para apurar as possíveis irregularidades. Além do prefeito, estão sendo investigados na mesma denúncia: José Maria de Almeida Filho (vice-prefeito); Raimundo Andrade Grana (Secretário de Obras) e Ranulfo de Azevedo Leite (Coordenador Estratégico de Abastecimento).

Raimundo Grana deverá encaminhar, no prazo de 10 dias, documentos que comprovem que Lumara Tarsila Viana Grana é habilitada para exercer cargo na gestão de Silves; especificar qual o vínculo dele com Iris Carla Batista Correa, Perla Neves Farias; além de ter que indicar se, de fato, Iris é filha de vereador do município, além de comprovar vínculo com Maria José Grana Neves e se ela é esposa do vereador José Maria.

Leia mais: Patrícia Lopes espera inverno começar e paga R$ 9,5 milhões para recapear ruas em Figueiredo

Já o vice-prefeito José Maria de Almeida Filho deverá comprovar vínculo de parentesco com Rosângela Garcia Batista. O secretário de Obras, Raimundo Andrade Grana, deverá comprovar ao órgão o vínculo que tem com Larissa Barros Grana, Odete Maria Grana Pinto Neta e Domingos Pampolha Pinto Neto.

Retorno

Em retorno às solicitações do Portal Amazonas1, a Prefeitura de Silves informou, por meio de nota, que ainda não foi comunicada da instauração do Inquérito Civil, mas que já respondeu a algumas solicitações do MP, sem questionar a finalidade dos pedidos.

“Sobre o suposto caso de nepotismo na Prefeitura de Silves temos a esclarecer que o promotor, Dr. Daniel Silva Chaves Amazonas, solicitou informações de servidores da prefeitura, mais precisamente grau de parentesco e escolaridade e o município limita-se a responder a todos os ofícios e solicitações vindas do Ministério Público, sem questionar a finalidade da informação. Esclarecemos que não houve, por parte do MP, qualquer determinação acerca de medidas a serem tomadas para sanar “possíveis” ocorrências de nepotismo no município de Silves. Tão logo o MP se pronuncie, a Prefeitura de Silves tomará as devidas providências.”

Mais denúncias

O prefeito de Silves também está sendo investigado pelo MP por supostamente utilizar maquinário da prefeitura para a limpeza de um terreno em área privada, de propriedade do “Sacará Futebol Clube”, indicando que a benfeitoria estava relacionada ao fomento do esporte no município.

Acompanhe em tempo real por meio das nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter