Brasília (DF) – Cinco milhões foi o valor solicitado pelo deputado federal Fausto Jr. (União Brasil) para perfuração de poços artesanais em municípios do interior do Amazonas. O recurso deve ser enviado ao estado até o dia 29 de novembro.
Nesta semana, o parlamentar se reuniu com o secretário-executivo do Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR), Valder Ribeiro de Moura, para questionar sobre as emendas direcionadas ao estado.
Com a estiagem, os pequenos municípios que sobrevivem por meio de poços artesianos de 30, 40 e até 60 metros passam por dificuldades, visto que tudo secou.
“Há uma necessidade da perfuração de poços artesianos mais profundos, que vão captar água de lençóis freáticos, garantindo assim água potável para a população do interior e da zona rural”, disse Fausto.
O pedido de perfuração foi feito de maneira geral, na qual o estado verifica a necessidade dos municípios e realiza a obra solicitada.
Fausto também pontuou sobre a falta de água potável em regiões como Manaquiri, Manicoré e Eirunepé. Estes municípios fazem parte das oito cidades que aguardam pela liberação de recursos do MDR para que caminhões-pipa façam a distribuição de água.
Problema Crônico em São Gabriel da Cachoeira
Questionado sobre a situação precária do município de São Gabriel da Cachoeira, o parlamentar afirmou que o local envolve uma série de problemas com a rede de água. A Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama) é a responsável pelo sistema de abastecimento de água da cidade.
“O problema de São Gabriel, na verdade, é com a rede de água na totalidade. A distribuição da água de São Gabriel tem uma série de problemas envolvendo também tubulação”, disse o parlamentar.
O prefeito eleito pelo município, Egmar Curubinha (PT), conversou com a nossa equipe sobre o problema crônico da região e afirmou que existe uma conversa inicial com o presidente Lula sobre a revitalização do abastecimento de água potável para a população em 2025.
Curubinha afirmou ao Portal AM1 que as dificuldades cresceram com o município, que tem mais de 100 anos de existência.
LEIA MAIS
- Moradores do Mauazinho reclamam da falta de água durante o feriado
- Problema de água potável em São Gabriel pode ser resolvido em 2025
- Águas de Manaus promove ação de cidadania com mais de 100 vagas em cursos gratuitos
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.