Brasília (DF) – Com problema crônico de água potável há mais de 30 anos, o município de São Gabriel da Cachoeira (AM) pode ter a situação resolvida. A questão foi destacada pelo senador Omar Aziz na última semana ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que confirmou a visita à região no início de 2025.
“O presidente também se comprometeu a resolver definitivamente o problema da água, essa demanda e, além disso, o hospital que hoje o exército brasileiro que administra, mas que precisa de uma reforma,” afirmou o senador.
Segundo o prefeito eleito para o pleito 2025-2029, Egmar Velasques, conhecido como “Curubinha”, a cidade que possui mais de 130 anos cresceu de forma desgovernada, sem um planejamento habitacional, o que influenciou no problema com a água.
No governo do atual prefeito da cidade, Clóvis Curubão, existe um projeto para a abertura de “bicas de água” entre os bairros para minimizar a precariedade da região.
“Nosso povo merece dignidade, a gente já sofre há várias décadas, não é por questões de campanha eleitoral, é um projeto de vida,” afirmou Egmar ao Portal AM1.
Para ‘Curubinha’ a situação precisa comover o governo federal, não apenas pela cidade, mas pelas regiões do interior, onde os trabalhos não podem ser feitos pela prefeitura, visto que são demarcadas.
Sobre a visita de Lula, o prefeito eleito destacou que não existe uma data marcada para o encontro, mas que deve acontecer após a semana de carnaval, que em 2025 acontece entre os dias 1° e 5 de março.
A reunião articulada por Omar Aziz foi baseada na apresentação do projeto para o município. Em 2025, o prefeito eleito deve retornar ao Palácio do Planalto para buscar recursos do governo federal e implementar as estratégias de água potável na região.
“A gente tem que trabalhar com planejamento, e quando eles estivem esquecido que a gente esteja lá pressionando junto aos nossos padrinhos políticos,” enfatizou Egmar.
São Gabriel da Cachoeira é reconhecido como o terceiro maior município do Brasil em questão territorial. Dividido desde 2022, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em quatro distritos: São Gabriel da Cachoeira, Cacui, Içana e São Felipe. A cidade ainda faz fronteira com a Venezuela e a Colômbia.
LEIA MAIS
- Ex-prefeito de São Gabriel da Cachoeira é condenado a devolver mais de R$ 290 mil
- PT segue no comando da Prefeitura de São Gabriel da Cachoeira
- São Gabriel da Cachoeira terá 5 candidaturas indígenas concorrendo à prefeitura
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.