Manaus, 21 de fevereiro de 2024
×
Manaus, 21 de fevereiro de 2024

Esportes

CBF repudia foto polêmica em que jogadores do Nacional FC simulam velório

Jogadores do Nacional FC posaram para foto simulando um velório quatro dias após o rival, Bahia de Feira, enterrar um de seus atacantes.

CBF repudia foto polêmica em que jogadores do Nacional FC simulam velório

Manaus (AM) – Jogadores do Nacional FC, time que encara o Bahia de Feira pelas oitavas de final da Série D nesta segunda-feira (14), simularam um velório na atividade que antecede o duelo entre os times – e o episódio não repercutiu positivamente para o clube amazonense e foi repudiado até pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Isto porque um dos atletas da equipe adversária morreu, recentemente, e a atitude dos atletas do clube amazonense foi interpretada, inicialmente, como uma falta de respeito pela própria Federação Amazonense de Futebol (FAF). Horas depois, foi a vez de a própria FAF voltar atrás, tentar apaziguar os ânimos dos torcedores nacionalistas, que viram o posicionamento anterior da FAF como um duro golpe ao time amazonense.

(Reprodução/ Redes Sociais)

No mais recente pronunciamento, divulgado na manhã desta segunda (14),  a FAF esclarece que reanalisou as fotos anteriores tiradas nos treinos do Nacional FC e comprovou que a intenção do clube nunca foi ofender ou tripudiar sobre o luto da família do atacante baiano ou de torcedores do time rival.

Entenda o caso

José Aldeam Oliveira de Jesus, apelidado carinhosamente de “Deon”, atacante da equipe baiana; morreu na última quarta-feira (9) durante um treinamento. Segundo nota emitida pela Federação Baiana de Futebol (FBF), o atacante foi vítima de um infarto.

Os jogadores treinaram, neste domingo (13), no mesmo local que o atacante morreu. Depois do treino, o time teve um “rachão” – atividade de descontração entre os jogadores por meio de uma partida informal – e fizeram uma foto do momento.

A imagem foi publicada no Twitter oficial do Nacional-AM. “Reconhecimento feito e preparação encerrada! O treinamento deste domingo foi no palco da partida de amanhã, a Arena Cajueiro, em Feira de Santana (BA)”, dizia a legenda.

Na foto, um jogador aparece deitado no gramado com uma mão no peito e outra no nariz. Ao redor, outros jogadores simulam uma oração, enquanto alguns companheiros sorriem para o fotógrafo.

Após a publicação, torcedores se revoltaram com a atitude, já que Deon – atacante do rival do Nacional – havia morrido durante um treinamento justamente em Feira de Santana.

O Nacional-AM apagou a foto e se posicionou no mesmo dia sobre a postagem. O clube explicou que a foto foi feita em um rachão, e que não tinha relação com o fato ocorrido com o atleta do Bahia de Feira.

Foto Polêmica do Nacional FC (Foto ReproduçãoTwitterNacional FC) (1)

(Foto: Reprodução/Twitter/Nacional FC)

Em parte do trecho, o clube amazonense diz que “não teve intenção alguma de atrelar a morte recente do atleta”, mas ressalta que “a atividade descontraída” e a “disputa interna entre os atletas” são “costumeiras e habituais do futebol” e admite que a publicação “não foi adequada”, mas, também, “não foi intencional”.

(Reprodução/ Redes Sociais)

Imediatamente, as federações de futebol da Bahia (FBF) e do Amazonas (FAF) reagiram à postagem do Nacional em suas redes sociais, e ambas consideraram a postagem ofensiva. “Falta de empatia, tolerância e respeito”, classificou a federação baiana.

(Reprodução/ Redes Sociais)

“Postagem desumana e desprovida de empatia”, opinou a federação amazonense.

(Reprodução/ Redes Sociais)

O que diz a CBF

No início da tarde desta segunda, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) também criticou a postura do Nacional na foto do rachão.

Em uma publicação no seu site oficial, a entidade classificou a atitude dos jogadores do Leão Vila como “infeliz, desrespeitosa e inoportuna”.

Confira na íntegra a nota de repúdio da CBF: