Manaus, 19 de abril de 2024
×
Manaus, 19 de abril de 2024

Cenário

Filiação de Wilson Lima ao UB deve atrair mais de 10 deputados para o partido no AM

Tais parlamentares estiveram presentes no megaevento de filiação do governador ao União Brasil

Filiação de Wilson Lima ao UB deve atrair mais de 10 deputados para o partido no AM

Foto: divulgação

Manaus/AM – A filiação do governador Wilson Lima ao União Brasil, que foi oficializada no último sábado (26), em um megaevento partidário, deve arrastar mais de 10 deputados estaduais da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) ao partido. Isso porque mais da metade dos parlamentares da Casa Legislativa segue a base do governo.

As especulações são de que Alessandra Campêlo (MDB), Joana Darc (PL), Dr. Gomes (PSC); Adjuto Afonso (PDT); Saullo Vianna (PDT); Therezinha Ruiz (PSDB); Felipe Souza (Patriota); João Luiz (Republicanos); Fausto Jr. (MDB); Abdala Fraxe (Podemos); Cabo Maciel (PL) e Mayara Pinheiro (PP).

O deputado Roberto Cidade foi o primeiro parlamentar a fazer isso. Ele deixou o PV, partido do qual era o presidente regional, e se filou ao União Brasil.

Leia mais: Wilson Lima forma maior arco de aliança no Amazonas durante oficialização de filiação ao União Brasil

À reportagem, a deputada Joana Darc afirmou que ainda não tem nada definido e que ainda está dialogando com outras siglas e inclusive com o seu próprio partido, o PL.

Joana Darc pode assumir a Sejusc

“Sabe aquele ditado: ‘tudo conversado e nada resolvido’? Eu não posso te dizer nada porque eu não sei se continuo ou saio do partido em que eu estou. Está todo mundo conversando entre si. Eu só sei que como pré-candidata a deputada estadual eu irei para o partido que eu tiver melhores condições. Não consigo te dizer ainda, nada, eu estou conversando com todos os partidos, inclusive com o meu próprio partido”, disse ao Portal AM1.

Leia mais: Wilson Lima celebra filiação ao União Brasil, reforça compromisso com Amazonas e multidão prestigia ato

Já o deputado Saullo Vianna sinalizou que deve ingressar no União Brasil e que o martelo será batido na quarta-feira (30), quando deve se reunir com o governador Wilson Lima para a decisão.

Justiça nega prisão de Saullo Vianna e de empresários alvos da 'Cachoeira  Limpa'

“Assim, essa questão de partido, eu vou definir quarta-feira, que eu vou bater o martelo referente a esta questão de filiação partidária. Vou ter uma reunião com o governador para tratar sobre isso. Na verdade, já conversei com todo mundo que já tinha para conversar, agora só mesmo bater o martelo com o governador referente a isso. Quarta-feira pretendo me filiar. É o caminho natural [ir para o União Brasil], mas eu não posso te afirmar agora, porque eu dependo do governador para essa decisão”, disse.

O deputado Adjuto Afonso, que é do mesmo partido que lançou a defensora pública Carol Braz (PDT) como pré-candidata a governadora do Estado, também deve deixar a sigla. Ele, porém, afirmou que ainda não tem nada certo. O parlamentar também descartou reuniões nesta semana.

“Não, não, estou aguardando. Nós temos a janela até o dia 2, ainda estou analisando”, disse.

Adjuto Afonso alerta sobre falta de fiscalização em embarcações no interior  do Amazonas | PDT

A janela partidária, que teve prazo de 30 dias, vai encerrar no próximo dia 1º de abril. O período permite que parlamentares possam mudar de legenda sem perder o mandato vigente. Esse período sucede seis meses antes do pleito.