Manaus, 13 de junho de 2024
×
Manaus, 13 de junho de 2024

Cidades

‘Foi um presente que eu ganhei’, diz Rosa Malagueta sobre filme ‘A Benzedeira’

Nascida em Tabatinga, Rosa iniciou sua carreira no teatro, mas tem visto seu crescimento profissional nas telas de cinema, com produções de curtas e longas-metragens

‘Foi um presente que eu ganhei’, diz Rosa Malagueta sobre filme ‘A Benzedeira’

Foto: reprodução/A Benzereira

atriz e humorista amazonense, Rosa Maria Santos Martins, mais conhecida por “Rosa Malagueta”, vem se destacando em produções nacionais, entre elas: novelas e filmes.

Nascida em Tabatinga, Rosa iniciou sua carreira no teatro, mas tem visto seu crescimento profissional nas telas de cinema, com produções de curtas e longas-metragens.

Intérprete do filme “A Benzedeira”, da Cacique Produções, a atriz diz que participar do curta-metragem amazonense foi reviver memórias de sua infância e o filme foi muito fiel às suas origens. Ela acredita que a indicação do curta a um festival é apenas um, dos vários que ela acredita conquistar futuramente.

Rosa contou que se inspirou em sua avó, que era mãe de santo e benzedeira para dar vida à personagem Luíza Pereira. “Fazer ‘A Benzedeira’ foi um presente que eu ganhei do Wallace Abreu, diretor e roteirista do curta. Na verdade, a personagem é toda a minha vó [sic], coloquei ela na minha atuação”, disse a atriz.

A história do filme se passa em torno de questões religiosas e de proibições judiciais para o exercício de “rezadeira”, como também são conhecidas as mulheres que possuem um grande saber religioso e são capazes de, por meio das rezas e dos rituais, curar males e devolver o equilíbrio emocional e físico àqueles que as procuram.

Leia mais: ‘Eu te amo. Muito’, diz Bruna Marquezine em resposta a Enzo Celulari

O filme foi selecionado para participar do Festival de Caruaru, em Pernambuco, que acontece entre os dias 15 a 30 de março, com transmissão on-line pelo site do evento (www.festivaldecararu.com.br), devido à pandemia da covid-19.

“A Benzedeira” concorre aos prêmios de Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Roteiro, Melhor Fotografia, Melhor Direção de Arte, Melhor Desenho de Som, Melhor Ator, Melhor Atriz e Melhor Pôster.

No elenco, além de Rosa, estão os atores Hely Pinto, Paulo Altalegre, Jôce Mendes, Márcia Vinagre, Tony Ferreira, com participação de Juliana Malveira, Eduardo Gomes, Rafaela Martins, além dos atores mirins Joaquim Margarido e Milyanne Thaumaturgo.

Novelas

Rosa também falou de sua participação na novela global “A Força do querer”, interpretando a benzedeira Neide, que está sendo reprisada atualmente, e disse que era um sonho trabalhar na emissora, bem como em uma novela da escritora Glória Peres.

“Eu tinha um sonho que era fazer uma novela na Globo e de participar em uma da Glória Peres, e tudo deu certo. Quando a gente acredita em um sonho ele acontece, mas é preciso ter um foco. Eu estou pronta para fazer mais novelas e outras produções”, disse Rosa, que já participou de filmagens em longas em Campo do Jordão e na capital São Paulo.

Rosa também acredita que seu papel na novela a levou para a produção do curta-metragem amazonense. A atriz também disse que não teve dificuldades em participar da produção global. “Não tive nenhuma dificuldade e fui fazer os testes no último dia, mas também pelo tempo de carreira que tenho”, ressaltou a atriz amazonense.

A atriz também adiantou à reportagem do Portal Amazonas1 que vem com novos projetos em 2021, mas vai deixar seus fãs na curiosidade, por não poder revelar quais são seus novos trabalhos.

Leia mais: Lumena não autorizou! Equipe jurídica da ex-bbb vai acionar empresas que usam sua imagem

Valorização

Rosa Malagueta já participou de diversos prêmios nacionais, sete deles no Festival Guarnicê, no Maranhão, e tem visto nas “telonas” sua ascensão como atriz e disse que tem sido mais valorizada fora do Estado do Amazonas.

“Acho que estou sendo muito mais reconhecida lá fora do que na minha própria cidade e, como sempre, nossos artistas ainda não são valorizados pelo povo e pelo Poder Público da nossa. Sempre estou sendo convidada para fazer outros filmes”, enfatiza Rosa Malagueta.

Carreira

Rosa Malagueta é bastante conhecida no Amazonas, principalmente por interpretar a personagem Maria, uma cabocla amazonense que sempre está presente no horário político do estado, assim como em vários comerciais e campanhas publicitárias de Manaus. A última campanha que contou com a participação da atriz  foi sobre a covid-19, ao lado de seu fiel escudeiro e parceiro de muitas produções, Kid Mahall, o “Raimundo”.

A atriz atua em vários espetáculos no estado, e esteve no elenco do filme A Festa da Menina Morta (2008), o primeiro longa-metragem dirigido pelo ator Matheus Nachtergaele.

Rosa Malagueta tem mais de 30 anos de carreira artística. Seu primeiro espetáculo foi “O Quati Papa-Ovo“, que estreou em 1984, um ano após ela iniciar seus estudos em teatro no curso A arte de atuar, ministrado por Wagner Melo.