Manaus, 1 de maio de 2024
×
Manaus, 1 de maio de 2024

Cidades

‘França’ é preso com 100 kg de drogas após ameaçar pescadores no AM

'França' e os comparsas atiraram contra os pescadores no momento em que pousaram um avião carregado de drogas em um lago de Itamarati.

‘França’ é preso com 100 kg de drogas após ameaçar pescadores no AM

(Foto: Divulgação)

Itamarati (AM) – Francisco Florêncio da Cunha, conhecido como “França”, foi preso com 100 quilos de drogas, no último domingo (16), em Itamarati, no interior do Amazonas.

De acordo com informações da polícia, pescadores relataram que viram uma aeronave pousando no lago, onde estavam pescando, e chegaram a ser alvos de tiros  pelos criminosos, que ordenaram que eles saíssem do local, pois senão iriam matá-los.

A polícia foi informada sobre a situação e pediu apoio à Marinha do Brasil, comandada pelo capitão Valdir Júnior, e foram ao local da denúncia, onde encontraram “França”, que também estava com os comparsas no avião. Porém, a aeronave com os outros suspeitos não estava mais no local.

Ele relatou que os comparsas deixaram três sacos grandes com aproximadamente 100kg de drogas em um ponto da mata, sendo supostamente 84 kg de cocaína e 16kg de pasta base de cocaína. Ele foi preso em flagrante e levado com o material para o 68°Distritito Integrado de Polícia (DIP) de Itamarati, para as providências cabíveis.

De acordo com a polícia, a droga seria levada para Manaus ou outro município. O local serviria somente para guardar o entorpecente.

Outra apreensão 

Também no último domingo (16), dois homens foram presos com 56 tabletes de cocaína de alta pureza, além de 18 munições calibre 9 milímetros e um carregador, em uma lancha no Rio Amazonas. Prejuízo ao crime organizado está avaliado em R$ 1,8 milhão.

Conforme o delegado Mário Paulo, diretor do Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), as diligências iniciaram após denúncias. Ao chegarem ao Rio Amazonas, após um período de buscas, os policiais visualizaram a embarcação denunciada, que navegava na mesma margem, sentido contrário e os infratores, ao perceberem a embarcação policial, empreenderam fuga, porém foram alcançados e presos.

“Durante a abordagem e revista minuciosa, foram encontrados 56 tabletes de cocaína de alta pureza, além de 18 munições calibre 9 milímetros e um carregador”, relatou o delegado.