Manaus, 18 de maio de 2024
×
Manaus, 18 de maio de 2024

Política

Gilmar Mendes abre inquérito contra Zambelli por porte ilegal de arma

O inquérito é referente ao episódio na véspera do segundo turno das eleições, quando Zambelli perseguiu um apoiador do presidente Lula

Gilmar Mendes abre inquérito contra Zambelli por porte ilegal de arma

Ministro Gilmar Mendes (Foto: Nelson Jr./SCO/STF)

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou abertura de inquérito para investigar a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP). Na semana passada, a Procuradoria-Geral da República (PGR) apresentou uma denúncia contra a deputada, acatada pelo ministro.

O inquérito é referente ao episódio ocorrido na véspera do segundo turno das eleições, no ano passado, quando a parlamentar Carla Zambelli perseguiu um apoiador do presidente Lula (PT) pelas ruas de um bairro nobre de São Paulo com uma arma em punho após uma discussão. Zambelli foi alvo de busca e apreensão determinada por Mendes. As armas da deputada foram apreendidas.

Na denúncia, a vice-procuradora-geral da República, Lindôra Araújo, afirma que a parlamentar não tinha autorização para usar a arma ostensivamente em público.

“A permissão do porte de arma de fogo conferida à denunciada se destina única e exclusivamente à sua defesa pessoal; jamais para constranger a liberdade de interlocutor e a fazer com ele se desculpe dos seus posicionamentos políticos, preferências eleitorais e supostos atos injuriosos manifestados, ainda que a pretexto de resguardar, em tese, sua honra maculada”, diz a PGR.

(*) Com informações do jornal O Globo

LEIA MAIS: