Manaus, 9 de maio de 2024
×
Manaus, 9 de maio de 2024

Política

Gilmar Mendes suspende porte de arma de Carla Zambelli

Caso a deputada não entregue a arma voluntariamente, em 48 horas, um mandado de busca e apreensão será expedido

Gilmar Mendes suspende porte de arma de Carla Zambelli

A decisão atende a um pedido da Procuradoria-Geral da República. (Foto: Reprodução Redes Sociais)

BRASÍLIA – O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta terça-feira (20) a suspensão da autorização de porte de arma da deputada federal Carla Zambelli (PL).

A decisão atende a um pedido da Procuradoria-Geral da República após Zambelli sacar uma arma e perseguir um homem nas ruas de São Paulo, no dia 29 de outubro, às vésperas do segundo turno das eleições.

Ficou estabelecido na decisão que caso a deputada não entregue a arma voluntariamente, em 48 horas, a partir da publicação da decisão, deve ser expedido um mandado de busca e apreensão de sua pistola e munições.

Vale ressaltar que Zambelli possui porte de armas, porém o ministro afirma em sua decisão que diante das informações colhidas até o momento, há indícios de um uso da arma “para além dos limites da autorização de legítima defesa”.

Leia mais: Deputada Carla Zambelli pode ter incorrido em crime eleitoral

Após os segundo turno das eleições, a deputada viajou para os Estados Unidos. Uma decisão judicial, que está sob sigilo, suspendeu Zambelli de todas as redes sociais, incluindo WhatsApp e Telegram.

A justificativa usada pela parlamentar para não ter conseguido avisar de sua viagem foi o “cumprimento de agendas pessoais”.

Ainda segundo a nota divulgada pela deputada, ela usufruiu do período a fim de estudar possibilidades para “restaurar a liberdade” no Brasil.

“Aproveitarei a ocasião para estudar meios de assegurar e restaurar a liberdade de expressão no Brasil junto a autoridades americanas.”, disse a deputada na época.

(*) Com informações de O Globo