Manaus, 24 de abril de 2024
×
Manaus, 24 de abril de 2024

Esportes

Glória eterna: Palmeiras supera Flamengo e é tri da Libertadores

Sob comando de Abel Ferreira, o Verdão encarou o Flamengo em Montevidéu, no Uruguai, conquistando a taça mais cobiçada da América

Glória eterna: Palmeiras supera Flamengo e é tri da Libertadores

Foto: Cesar Greco

MONTEVIDÉU, URU – Em um jogo histórico e eletrizante, o Palmeiras se sagrou campeão da Copa Libertadores da América de 2021 contra o Flamengo, por 2 a 1. A final da Libertadores aconteceu neste sábado (27), no Estádio Centenário, em Montevidéu, capital uruguaia, e o Palmeiras agora vai disputar o Mundial de Clubes, em Abu Dhabi.

O Verdão venceu a equipe rubro-negra com gols de Raphael Veiga, ainda no primeiro tempo, e de Deyverson, na prorrogação. O Flamengo chegou a marcar com Gabigol, mas devido a erros durante a prorrogação, acabou sendo superado pelos paulistas.

Leia mais: Flamengo e Palmeiras rivalizam por taça da Libertadores neste sábado

A partida começou com vantagem rubro-negra, com Bruno Henrique tentando balançar a rede palmeirense já aos dois minutos do primeiro tempo. Mas o Verdão conseguiu reagir, e aos quatro minutos, Raphael Veiga abriu o placar para o Palmeiras em um lance até considerado duvidoso. O VAR foi acionado, e deu lance regular para o Palmeiras.

Raphael Veiga marcou o primeiro gol palmeirense. Foto: Etore Chiereguini/AGIF via Globo Esporte

O Flamengo tentou reagir, e aos 16 do primeiro tempo, Bruno Henrique tentou o empate, mas foi desarmado por Mayke. Dois minutos depois, foi a vez de Gabigol tentar, depois de um cruzamento de Arrascaeta. A bola, no entanto, foi para fora. Mesmo calejado e já com problemas, o Flamengo continuou tentando, e aos 42, Arrascaeta chutou depois de uma jogada trabalhada. O goleiro Weverton, no entanto, pegou a bola perigosa do uruguaio.

Segundo tempo

Já no segundo tempo, o Flamengo continuou tentando. No primeiro minuto, Gabigol conseguiu pegar a bola e arrancou até a grande área palmeirense, mas foi parado por Gustavo Gómez e Danilo. Já aos três, depois de um escanteio, William Arão até tentou marcar de cabeça para o Flamengo, mas a bola passou por fora da trave direita.

Só aos 26, a reação rubro-negra teve efeito. Pela esquerda, Gabigol recebeu um passe de Arrascaeta e bateu cruzado. Weverton nem teve tempo de pegar, e a bola entrou em cheio nas redes palmeirenses. Gabigol, inclusive, recebeu um cartão amarelo depois do gol por ter tirado a camisa na comemoração com a torcida. Aos 40, Michael ainda tentou marcar o segundo rubro-negro, mas chutou para a direita do gol de Weverton.

Gabigol marcou o primeiro e único do Flamengo. Foto: Agustin Marcarian/Reuters via Globo Esporte

Prorrogação

O jogo foi com tudo igual para a prorrogação, e a pressão cresceu sobre os dois times. Ainda no final da segunda etapa, Abel Ferreira substituiu Raphael Veiga por Deyverson, e Renato Gaúcho trocou Bruno Henrique por Kenedy, iniciando a prorrogação com diversas alterações.

Para a surpresa geral dos mais de 50 mil torcedores presentes no Centenário, foi Deyverson quem marcou o segundo gol, aos quatro minutos do primeiro tempo da prorrogação. O palmeirense aproveitou um vacilo de Andreas Pereira na saída de bola, roubou na intermediária, entrou na área do Flamengo e chutou para o gol, sem dar chance para a defesa de Diego Alves.

O segundo gol e o erro de Andreas Pereira desestabilizaram o Flamengo. O time ainda tentou durante toda a prorrogação, mas nenhuma das tentativas foi válida. Para tentar ainda o gol de honra do empate e levar o jogo para os pênaltis, Renato Gaúcho trocou Arrascaeta por Vitinho e Andreas Pereira por Pedro. Nem assim o Flamengo conseguiu repetir o feito de 2019, sob Jorge Jesus.

(*) Com informações do Globo Esporte

Acompanhe em tempo real por meio das nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter