![Gordura visceral pode desenvolver Alzheimer - Foto: Pixabay/Bru-nO Gordura visceral poder ser prognóstico de Alzheimer, revela pesquisa](https://amazonas1.com.br/wp-content/uploads/2024/12/gordura-visceral-poder-ser-pro-1.jpg)
Gordura visceral pode desenvolver Alzheimer - Foto: Pixabay/Bru-nO
Mundo – O aumento da gordura abdominal, especialmente a visceral, pode estar associado à redução do centro de memória do cérebro e ao aparecimento de beta amiloide e tau, marcadores relacionados ao Alzheimer. Esses efeitos podem ocorrer já aos 40 ou 50 anos, antes de qualquer sinal evidente de declínio cognitivo, conforme estudo apresentado na conferência da Sociedade de Radiologia da América do Norte.
Placas beta amiloides e emaranhados tau são indicadores iniciais da progressão do Alzheimer. As placas geralmente aparecem primeiro, seguidas pelos emaranhados tau em estágios mais avançados da doença. Um estudo liderado pelo pesquisador Raji, divulgado em novembro de 2023, apontou que a gordura visceral, localizada profundamente no abdômen, está associada à inflamação e ao acúmulo de beta amiloide nos cérebros de pessoas na faixa dos 40 e 50 anos. Contudo, a presença de tau ainda não foi confirmada nesse estágio da pesquisa.
“A maior parte do índice de massa corporal (IMC) de uma pessoa reflete gordura subcutânea, não gordura visceral”, explicou Raji. Ele destacou que a gordura visceral, que envolve os principais órgãos do corpo, é completamente diferente da gordura subcutânea. Para analisar essa gordura, os pesquisadores usaram ressonância magnética abdominal e ferramentas computacionais especializadas.
Além disso, o estudo contou com exames de tomografia por emissão de pósitrons (PET) para identificar a presença de amiloide e tau no cérebro, e ressonância magnética para medir os níveis de gordura visceral.
“Quanto mais gordura visceral uma pessoa tem, mais inflamação acontece no corpo, e é muito pior, na verdade, do que a inflamação que ocorre com a gordura subcutânea”, reforçou Raji.
A pesquisa ressalta a importância de medidas preventivas relacionadas ao controle da gordura visceral como forma de reduzir possíveis riscos associados ao Alzheimer.
Confira o estudo aqui.
LEIA MAIS:
-
Cirurgias bariátricas realizadas pela SES já beneficiaram 70 pacientes
-
Ex-policiais da PRF são condenados por tortura e morte de Genivaldo em Sergipe
-
Pesquisa: 69% dos brasileiros acreditam que câncer é evitável, mas maioria não sabe como prevenir
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.