Manaus, 17 de maio de 2024
×
Manaus, 17 de maio de 2024

Brasil

Governo define prioridades na vacinação de crianças contra a Covid

O governo contrariou a opinião pública e decidiu exigir a prescrição médica e autorização de pais para vacinar o público infantil

Governo define prioridades na vacinação de crianças contra a Covid

Foto: Divulgação

BRASIL – Durante a audiência pública na sede da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), o Ministério da Saúde detalhou como será a vacinação de crianças de 5 a 11 anos de idade contra a Covid-19. As informações foram apresentadas nesta terça-feira (4).

De acordo com a secretária Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19, Rosana Leite de Melo, a consulta pública realizada pelo governo entre os dias 23 de dezembro e 2 de janeiro sobre o tema colheu 99,3 mil respostas. A maioria é contra a exigência de receita médica para a vacinação de crianças.

Leia mais: Queiroga garante vacinação para crianças na segunda quinzena de janeiro

No entanto, o governo contrariou a opinião pública e decidiu exigir a prescrição médica e autorização de pais e/ou responsáveis para vacinar o público infantil. Segundo Rosana, as informações serão detalhadas em documento divulgado pelo Ministério da Saúde na quarta-feira (5).

Porém, a secretária adiantou que a vacinação terá a seguinte ordem de prioridade:

Crianças de 5 a 11 anos de idade com deficiência permanente ou comorbidade;

Crianças que vivam em lares com pessoas de alto risco para evolução grave de Covid;

Crianças sem comorbidades na seguinte ordem: 10 e 11 anos, 8 e 9 anos, 6 e 7 anos e, por fim, 5 anos.

“Em todos os casos será exigida a prescrição médica e autorização dos pais ou responsáveis mediante assinatura de termo de consentimento. As vacinas devem ser aplicadas seguindo fielmente as recomendações da Anvisa”, explicou a secretária.

Acompanhe em tempo real por meio das nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter