Manaus, 21 de abril de 2024
×
Manaus, 21 de abril de 2024

Cidades

Governo do AM promove ações de conscientização e cidadania sobre o autismo 

Sejusc leva serviços de orientação jurídica e emissão da Ciptea para diversos locais

Governo do AM promove ações de conscientização e cidadania sobre o autismo 

As iniciativas ocorrem em parceria com organizações da sociedade civil, instituições públicas e privadas (Fotos: Divulgação/ Sejusc)

Manaus (AM) – Em alusão ao mês da conscientização do Transtorno do Espectro Autista (TEA), o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), está promovendo ações de cidadania e bem-estar para Pessoas com Deficiência (PcDs) na capital. As iniciativas ocorrem em parceria com organizações da sociedade civil, instituições públicas e privadas. 

A partir deste domingo (02/04), as equipes da Sejusc estarão na “Loja Azul”, em parceria com o Manauara Shopping. O espaço vai ofertar orientação jurídica e cadastro para emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea). A atividade segue até a próxima quinta-feira (05/04).

A primeira atividade ocorreu no Instituto Autismo no Amazonas (IAAM), nos dias 30 e 31 de março e 1º de abril. Neste domingo (02/04), em comemoração Dia Mundial de Conscientização do Autismo, a Sejusc levou os serviços para a “1ª Corrida de Conscientização sobre o Autismo”, realizada pela Escola Estadual Senador Flávio da Costa Brito, na Fundação Vila Olímpica de Manaus (FOV). 

Além do cadastro para emissão da Ciptea, também estão sendo emitidas a 1ª e 2ª via de Registro Geral (RG), além de orientações jurídicas. 

Conforme a secretária titular da Sejusc, Jussara Pedrosa, a Sejusc participará de ações durante todo o mês de Abril.

“Mais do que nunca, queremos utilizar esse mês para reforçar nossas ações de conscientização.” Hoje, o que precisamos é de informação tanto sobre os serviços disponíveis para as pessoas com TEA quanto sobre os cuidados e formas de combater o preconceito”, lembrou Jussara. 

Calendário 

Para a próxima semana, a Sejusc, por meio da Secretaria Executiva da Pessoa com Deficiência (SEPcD), está organizando um calendário, de acordo com as atividades das instituições parceiras. 

Serviços

Os serviços em prol do público autista ocorrem durante o ano todo na Sejusc, por meio de atendimentos no Núcleo da Pessoa com Deficiência, na rua Salvador, 456, Adrianópolis, zona centro-sul.

No local, as pessoas podem dar entrada no Passe Legal, documento que facilita a identificação de Pessoas com Deficiência (PcDs) e garante o benefício de duas vagas gratuitas no veículo e/ou à meia-passagem (caso as vagas destinadas às PcDs já estejam ocupadas) no transporte rodoviário intermunicipal.

Além disso, também podem solicitar a Carteira PcD e a Ciptea, que concede atendimento prioritário. E também solicitar a participação nos projetos voltados ao desenvolvimento de crianças e adolescentes PcDs.

(*) Com informações da assessoria

LEIA MAIS: