Manaus, 3 de maio de 2024
×
Manaus, 3 de maio de 2024

Cenário

Governo é questionado sobre anúncio de fusão da Sejel com Seduc

O governo informou que a reformulação no número de secretarias – de 25 para 20 – levou em consideração fatores como a otimização e rotinas da mesma natureza

Governo é questionado sobre anúncio de fusão da Sejel com Seduc

A extinção do status da Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) para virar um departamento da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino (Seduc), anunciada nesta segunda-feira, 30, no palácio do governo, foi alvo de questionamentos do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Amazonas (Sinteam).

Presidente do Sinteam, a professora Ana Cristina Rodrigues avaliou como “preocupante” a fusão das duas secretarias tão importantes. Para ela, uma das duas vai ser prejudicada ou deixada de lado já que, também, haverá enxugamento das equipes que pensam exclusivamente políticas educacionais e políticas de esporte, separadamente.

A professora conclui que a medida pode “artificializar” a gestão dos dois setores. O governo informou que a reformulação no número de secretarias – de 25 para 20 – levou em consideração fatores como a otimização e rotinas da mesma natureza, resultando em diminuição de gastos “desnecessários”. A reestruturação tem como meta economizar R$ 5,16 milhões ao ano.

Outras mudanças

Além da Seduc e Sejel, vão passar por fusão as secretarias de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) e dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Seped). O governo entendeu que as pastas trabalhavam com as mesmas atividades e aquisição de produtos e serviços.

Desenvolvimento

A reforma administrativa prevê a criação da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, que vai incorporar as atribuições da Secretaria de Planejamento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Seplancti), mais as da Secretaria de Estado de Trabalho (Setrab), além de mudanças em outras pastas.

Popular

Encaminhado, nesta segunda, para a Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE), o projeto do Plano Plurianual (PPA) 2020-2023 teve uma peculiaridade este ano, segundo o governo. É a primeira vez que o plano foi construído a partir de consultas e oficinas públicas.

Funcionários do Francisca Mendes com direitos ameaçados

Com o contrato para ser encerrado em dezembro, mais de 500 trabalhadores da Fundação de Apoio Institucional Rio Solimões (Unisol), que prestam serviços para o Hospital Universitário Francisca Mendes (HUFM), correm risco de ficarem sem os seus direitos trabalhistas garantidos por falta de recursos. O tema foi objeto de audiência pública na Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado Dermilson Chagas (Progressistas).

Sentenças

O Amazonas integra uma lista de 16 Estados em que juízes aparecem com indícios de vendas de sentenças, conforme publicado ontem, pelo site Intercept Brasil, com base em informações obtidas junto ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Fake 1

Aliado do clã Bolsonaro, o deputado federal capitão Alberto Neto (PRB) foi notícia nacional ao publicar uma foto ‘fake’ sobre o Rock in Rio 2019. Ele postou uma imagem de 2013, de lixo deixado, à época, para criticar a campanha da edição deste ano, ‘Salve a Amazônia’.

Fake 2

“Não dá para falar uma coisa e fazer outra! O povo que gritava ‘Salve a Amazônia’ no Rock in Rio deixou espalhado mais de 50 toneladas de lixo. Querem salvar a Amazônia, mas não juntam o próprio lixo?”, criticou Alberto Neto em seus perfis nas redes sociais.

Corrigido

Após ser questionado por jornalistas, o deputado alterou para data correta da foto. No dia 25 de setembro, o filho do presidente Jair Bolsonaro (PSL), Eduardo Bolsonaro (PSL-RJ), postou uma foto falsa da ativista ambiental Greta Thunberg e foi criticado pela imprensa internacional.

Sul-americanos

O vice-presidente Hamilton Mourão defendeu, nesta segunda-feira, 30, mais integração entre os países da América do Sul para combater o tráfico de drogas e de armas. O Amazonas é considerado o principal canal de escoamento de entorpecentes pela tríplice fronteira em Tabatinga, com a Colômbia e o Peru.

Eleições

Depois do DEM e PMN, o PTB se prepara para lançar a pré-candidatura o deputado estadual Josué Neto à Prefeitura de Manaus.

 

(*) Esse conteúdo é publicado simultaneamente na Coluna Claro&Escuro do Portal D24am e do Jornal Diário do Amazonas