Governo intensifica atendimento a produtores no interior do AM
15 de maio de 2021
Site auditado pelo
Manaus
24oC  29oC
Buscar

Redes Sociais

[email protected]

Governo intensifica atendimento a produtores no interior do AM

Foram entregues mais de 100 kits da Agricultura Familiar adquiridos pela Secretaria de Produção Rural (Sepror) e que vai ajudar o pequeno produtor na segurança alimentar e geração de renda

Governo intensifica atendimento a produtores no interior do AM
Foto: divulgação

ITACOATIARA- AM O Governo do Amazonas, por meio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) realizou, na última semana, uma ação de atendimento a 150 pequenos produtores de oito comunidades de Itacoatiara, distante 276 quilômetros de Manaus.

A ação foi realizada em parceria com a Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (Adaf) e Associação dos Produtores e Criadores Extrativistas do Amazonas (Aprocria).

Leia mais: Governo do AM amplia horário de funcionamento de comércio e shoppings

Entre os serviços oferecidos estavam o cadastramento para emissão do Cartão do Produtor Primário (CPP), Declaração de Aptidão do Pronaf (DAP), Cadastro Ambiental Rural (CAR), entrega de kits da Agricultura Familiar e orientações sobre crédito rural e Projetos Prioritários do Idam, com destaque para o diagnóstico da cadeia produtiva da borracha na região.

De acordo com o gerente do Idam em Itacoatiara, Jaderson Weiller, o trabalho é resultado do apoio do governador Wilson Lima, da presidência do Idam e de toda equipe local que está priorizando essas ações que visam atender todas as comunidades de Itacoatiara, incluindo a grande região do rio Arary.

Leia mais Wilson Lima participa de Fórum Nacional de Governadores

“O rio Arary é uma das regiões mais distantes da sede do município e que, em determinado período do ano, o acesso se torna limitado devido à vazante dos rios. Porém, mesmo com as dificuldades, a região é repleta de produtores rurais que trabalham com a pecuária e a agricultura, com destaque na produção de farinha”, detalhou.

Foto: divulgação

“Considerando esse potencial produtivo, o Idam vem realizando ações nas comunidades com o intuito de proporcionar desenvolvimento para a região, incentivando o aumento da produção e a inclusão de novas culturas, a exemplo do café, onde mais de 50 produtores têm o interesse de iniciar a atividade”, acrescentou Jaderson.

O produtor José Cleidimar Ramos, de 43 anos, da comunidade São Miguel do Bonifácio, agradeceu a presença dos técnicos na localidade. “Nos sentimos muito felizes e agradecidos por essa ação que todo o Arary precisa, porque a gente vai conseguir tirar o nosso cartão do produtor e a DAP. Essa é a primeira vez que estamos recebendo aqui na comunidade ações como essa”, disse.

Leia mais: Wilson Lima anuncia pagamento de abono para saúde e antecipa 13° de servidores

Fomento

Na ocasião, foram entregues mais de 100 kits da Agricultura Familiar adquiridos pela Secretaria de Produção Rural (Sepror) e que vai ajudar o pequeno produtor na segurança alimentar e geração de renda. Ao todo são 42,8 toneladas de sementes de diferentes tipos de hortaliças, frutas e grãos, que estão sendo entregues em todos os municípios do Amazonas.

“A comunidade Novo Horizonte agradece o apoio na emissão da documentação do produtor rural e a entrega de sementes do café e do feijão. Sabemos que não temos condições de comprar e estamos recebendo essa oportunidade para poder plantar. Agradecemos ao Governo do Estado e todas as parcerias aqui da área”, finalizou a produtora Ana Paula Silva.

Nessa ação foram atendidos produtores das comunidades São João do Araçá, Monte Cristo, Vila de Fátima, São Miguel do Bonifácio, Novo Horizonte do Anta, Pahí, São Raimundo do Curuçá e Sagrado Coração de Maria.

(*)  Com informações da assessoria

COMENTÁRIOS

Os comentários são via Facebook, e é preciso estar logado para comentar. O comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do portal. Você pode ser denunciado ou até mesmo banido caso comente algo racista, incite o ódio ou poste spam.

Cadastre-se em nosso newsletter

E fique sempre informado com as últimas notícias

[email-subscribers-form id="1"]