Manaus, 25 de abril de 2024
×
Manaus, 25 de abril de 2024

Cidades

Governo do AM amplia horário de funcionamento de comércio e shoppings

Novo decreto também traz mudanças para o funcionamento de academias, atividades turísticas e esportes

Governo do AM amplia horário de funcionamento de comércio e shoppings

Foto: Márcio Silva/ Portal AM1

MANAUS, AM- O governador do Amazonas, Wilson Lima, anunciou nesta sexta-feira (16), mudanças no decreto com medidas de contenção da covid-19. O novo decreto terá validade de 15 dias, a contar da próxima segunda-feira (19).

Segundo as novas determinações, os supermercados poderão funcionar das 6h às 22h. Lojas comerciais, das 8h às 19h, postos de gasolina das 6h às 22h. A restrição de circulação de pessoas permanece de 00h às 6h.

Além disso, o funcionamento de lan houses também foi liberado, das 8h às 17h, com 50% de ocupação. Shoppings passam a funcionar das 10h às 22h, de segunda a sábado e aos domingos de 11h às 17h, com capacidade  de 50% de ocupação nas lojas e 70%  nos estacionamentos.

Leia também: Covid-19: FVS registra 839 novos casos; interior do estado tem 54% dos números

Nas academias,  foram liberadas aulas individuais de segunda-feira a sábado, das 6h às 21h, com limite de ocupação de 50%. A prática de esportes ao ar livre, de forma individual e coletiva, também foi liberada; a prática de kart profissional está liberada, sem a presença de público.

Também foi liberada a visitação para contemplação de atrativos naturais, com autorização dos gestores das unidades de conservação. Wilson Lima destacou que durante essas atividades, os visitantes não poderão  ter contato com comunidades tradicionais e indígenas.

Situação epidemiológica

Durante o anúncio das novas medidas, o diretor-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), Cristiano Fernandes, afirmou que os números apontam uma estabilização nos casos de covid-19 no Amazonas.

“O Amazonas está com uma taxa de taxa de transmissão de 0.91, pra cada 100 casos infectados, no intervalo de 7 dias, ele pode transmitir pra 91 pessoas. É uma taxa que preocupa, mas mostra uma redução que o estado está tendendo uma transmissão mais reduzida”, disse.

Leia também: Cientistas alertam para 3ª onda da covid-19 no AM: ‘prevemos um resultado ainda pior’

Segundo Wilson Lima, a flexibilização das medidas restritivas são importantes para o comércio e diversos segmentos da atividade econômica, mas os protocolos de saúde não devem ser ignorados. Ele enfatizou os riscos de uma possível terceira onda.

“Não significa que a gente pode relaxar, não significa que a gente pode desprezar o uso da máscara, ou qualquer outro item do protocolo sanitário. Nós trabalhamos com a possibilidade da  terceira onda, temos um plano de contingência. Quanto mais a gente fizer o nosso esforço, menor será essa terceira onda”, afirmou.

Sobre a vacinação, o governador do Amazonas também informou que nenhuma dose de vacina foi desperdiçada e o Ministério Público do Estado (MPE-AM), segue fiscalizando a campanha na capital e no interior.

“Não temos nenhuma informação de que nenhuma vacina foi desperdiçada, que qualquer dose tenha ido para o lixo. Não temos nenhuma informação nesse sentido”, enfatizou.

Saiba mais: Justiça atende pedido de Ramos e permite uso de vacinas perto da validade no AM