Manaus, 19 de maio de 2024
×
Manaus, 19 de maio de 2024

Cenário

Governo pretende atribuir disciplina militar em escolas do AM

O projeto pretende resgatar o respeito aos símbolos pátrios, hinos, bandeiras, ordem unida e também combater a violência dentro das escolas do Amazonas.

Governo pretende atribuir disciplina militar em escolas do AM

O governador do Amazonas, Wilson Lima, lançou na manhã desta sábado, 8, o programa “Escola Segura, Aluno Cidadão”, que atribui ‘disciplina militar’ em escolas públicas do estado. A Escola Estadual Vasco Vasques, Jorge Teixeira , zona Leste de Manaus, foi a primeira na capital a receber o projeto.

De acordo com o governador o projeto busca atribuir melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem do aluno, proporcionando ambiente seguro e agradável nas unidades da rede estadual. A parte pedagógica irá permanecer sendo oferecida pela  Secretaria de Estado de Educação (Seduc), mas a nova disciplina ficará aos cuidados da Polícia Militar.

Símbolos pátrios’

“Estamos trazendo para dentro da escola o policial, mas é um policial que atuará dentro da sala de aula, para conversar com os alunos e instruí-los, com o resgate do respeito aos símbolos pátrios, hinos, bandeiras, ordem unida e também combater a questão das violências das escolas, entendendo as necessidades de afastar cada vez mais a questão das drogas nas escolas”, destacou Wilson.

O governador garantiu ainda que o mesmo projeto, já implantado no município de Iranduba, contribuiu para a queda do índice de violência e tráfico de drogas dentro das escolas.

Para a efetiva inclusão do projeto dentro das unidade de ensino, será feito uma reunião com a associação dos pais, professores e comunidade escolar por unidade, após a apresentação, caso ocorra o consentimento de todos, o programa é implantado. A disciplina militar será permanente e funcionará durante todo o ano letivo.