Manaus, 6 de maio de 2024
×
Manaus, 6 de maio de 2024

Cenário

Grupo de Bosco Saraiva tenta se apropriar da vitória da Reino Unido e revolta brincantes

Grupo de Bosco Saraiva tenta se apropriar da vitória da Reino Unido e revolta brincantes

Diretoria atual da Reino Unido da Liberdade (Reprodução/Facebook)

O grupo político do vice-governador Bosco Saraiva (SD), secretário de Segurança Pública, tentou “colher os louros”, nesta terça-feira, 13,  da vitória da Escola de Samba Reino Unido da Liberdade, mas a jogada de marketing teve efeito reverso e revoltou antigos  e novos associados da agremiação.  

A estratégia publicitária do grupo de Bosco, que é candidato nessas eleições, iniciou com os aliados disseminando, nas redes sociais, um texto que teve como título: “A força de Bosco na Reino Unido e os bastidores do Carnaval”. A iniciativa indignou organizadores do desfile da escola e patronos que contribuíram para que a agremiação fosse para o Sambódromo, no último sábado, 10.

Como secretário de segurança, Bosco ‘desfila’ no sambódromo (SSP)

Fundação

Com mais de 30 anos de existência, a Reino Unido se intitula como “Escola do Povo”, da comunidade. Foi fundada na década de 1980 por um grupo de amigos que resolveram mudar cara do Bairro, usando o samba como um veículo cultural de mudança de paradigmas, em um Bairro tomado pela marginalidade e violência na época, onde as pessoas temiam subir o Morro.

O atual Vice-Governador Bosco é um dos sócios-fundadores da Agremiação que desperta emoções no carnaval, e por problemas que teve com a Diretoria, deixou a Escola em meados de 2007. Segundo associados, Bosco teve “sua importância no crescimento da Escola”, sendo inclusive o Presidente de Honra.

Nova direção

De 2007 em diante, outro sócio-fundador assume a Agremiação e inicia um trabalho sem influências políticas e envolvendo a comunidade no processo, Jairo de Paula Beira Mar, figura antológica no Samba Baré. Em decorrência do afastamento e sua aproximação com outras Escolas, com a anuência da Diretoria à época, Bosco perde em 2012 o título de Presidente de Honra, assumindo no seu lugar João Thomé Mestrinho, que recebeu a honraria por conta de todos os serviços prestados, o amor incondicional pela “Verde e Branco do Morro” e, principalmente, por nunca ter abandonado a sua Escola.

Já sem Bosco Saraiva e sob a batuta de Jairo Beira Mar, a Gigante do Morro cresceu e conquistou vários títulos, sendo vice-campeã em 2007, 2009, 2010 e 2015 e campeã em 2011, 2012, 2014, 2016, 2017 e 2018. 

Conquista e oportunismo

Neste ano, sob a presidência de Reginei Rodrigues, e tendo Jairo de Paula como Diretor de Carnaval – mesmo distante, acompanhando a filha em um tratamento em São Paulo – a Escola realizou um dos maiores desfiles de sua história, conquistando o Tricampeonato de forma incontestável, mostrando assim a hegemonia do grupo de Beira Mar.

E há quem possa perguntar: e o Bosco Saraiva na Reino? Segundo brincantes, ele está há 11 anos fora da Escola. Mas tratando-se de ano de eleição e da máxima de que “filho bonito” todo mundo quer ser o pai, Bosco – por meio de seus seguidores – propaga que teve participação nessa conquista, gerando questionamentos sobre o oportunismo de sua equipe.