Manaus, 17 de maio de 2024
×
Manaus, 17 de maio de 2024

Cidades

Grupo é preso desmatando área ambiental no Iranduba

Através de denúncias anônimas, policiais aprenderam na ação uma caçamba carregada com madeira e materiais de corte

Grupo é preso desmatando área ambiental no Iranduba

Grupo praticava crime ambiental em Iranduba (Foto: Antônio Mendes/Amazonas1)

Cinco homens, com idades entre 24 e 73 anos, foram presos em flagrante, desmatando área em um terreno particular no quilometro 4 da AM-070, localizada no município de Iranduba, numa ação de policiais civis da Delegacia Especializada em Crimes contra o Meio Ambiente (Dema).

As prisões foram realizadas após denúncias anônimas da comunidade local. Foram apreendidos com eles uma caçamba com toras de madeira, motosserras sem licenças, enxadas, terçados  e galões de gasolina.

Os autores não tinham autorização para realizarem as retiradas de madeiras. Eles serão ouvidos e os crimes apurados, de acordo com a  delegada-adjunta da Dema, Osmara Corrêa Barroso. “Tudo tem que ter uma licença, mesmo a área sendo particular, os órgãos competentes: Ipaam e Semmas devem ser acionados, eles quem determinam essas licenças. Se não tem, é crime”, declarou.

“Sabemos que há pessoas por trás deste crime e o objetivo é chegar até eles. Crimes ambientais não ficarão impunes” ,completou a delegada Osmara.

As infrações estão sendo registradas no Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e os autores deverão responder pelos crimes do art. 38, que se refere a destruir ou danificar floresta considerada de preservação permanente, o uso ilegal de motosserra, e o transporte ilegal de madeira.