Manaus, 28 de abril de 2024
×
Manaus, 28 de abril de 2024

Política

Haddad anuncia primeiras medidas econômicas a partir de segunda-feira

Fernando Haddad não deu detalhes do que será anunciado, mas ainda na transição ele já havia afirmado que as receitas seriam recalculadas

Haddad anuncia primeiras medidas econômicas a partir de segunda-feira

Durante a transição, Haddad tinha afirmado que a equipe econômica pretendia analisar as contas públicas para reestimar (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Na próxima semana, o governo anunciará as primeiras medidas econômicas. A informação foi confirmada pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, após reunir-se com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva por mais de duas horas.

Haddad não adiantou detalhes das medidas. Apenas disse que falará na próxima semana.

A declaração ocorreu no dia 4 de janeiro num dia em que o governo teve de corrigir declarações divergentes na área econômica. Neste dia, o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, disse que não está em estudo nenhuma revisão da reforma da Previdência, ao contrário do que tinha anunciado um dia antes (3/1) o ministro da Previdência, Carlos Lupi.

Leia mais: ‘Não estamos aqui para aventuras’, diz Haddad sobre equilíbrio fiscal

Durante a transição, Haddad tinha afirmado que a equipe econômica pretendia analisar as contas públicas para reestimar as receitas do governo e refazer a previsão de déficit primário para este ano. Caso a arrecadação venha menor que o previsto, o próximo governo poderá ter de aumentar impostos ou rever desonerações.

O déficit primário representa o resultado negativo das contas do governo sem os juros da dívida pública. O Orçamento de 2023 estabelece como meta um déficit de R$ 231,5 bilhões.

Leia mais: Tatiana Rosito e Fernanda Santiago são anunciadas por Haddad para compor equipe na Fazenda

(*) Com informações da Agência Brasil